Entrevista com membros do grupo Street Family

Breve explicação sobre os entrevistados: Karla Mateus & Lívio André são membros do grupo de dança Street Family, que irá se apresentar no 11º Moto Fest, no dia 16 de agosto, com o projeto “Unidade”.

(Fotos por: Danilo Leal & Thalita Rodrigues)

Surubim News: Olá, pessoal. Bem, primeiramente, quando foi fundado o Street Family? 

Karla Mateus & Lívio André: O Street Family foi criado no dia 3 de fevereiro de 2013 com propósito de intervir através da dança nos espaços públicos; levando em cada coreografia críticas sociais e alguma mensagem de valor reflexivo.

Surubim News: Qual a ideologia do grupo? O projeto de vocês almeja o quê?

Karla Mateus & Lívio André: O grupo acredita na função que a dança tem em levar para o público não apenas o entretenimento, mas algo que as pessoas possam refletir. Algo de seu cotidiano para que contribua de alguma forma positiva na vida de cada uma delas. Com o projeto “Unidade – Somos Um Só” levamos a união entre as pessoas como tema de discussão através da dança. As situações acontecem em oito atos, onde nos seis primeiros expomos sobre o que acontece em nosso cotidiano que impede a união entre nós. E nos dois últimos atos tratamos sobre o real significado da Unidade, a sociedade como uma só.

Surubim News: Quantas apresentações vocês já fizeram? Qual o nome dos membros?

Karla Mateus & Lívio André: O grupo trabalha por temporada. No ano passado fizemos três intervenções no mês de outubro intituladas “Black Intervention”. Ao passar a temporada do “Black Intervention” nos focamos em trabalhar neste novo projeto, “Unidade”. Para ajudar na divulgação e integrar novas pessoas ao SF como o grupo é conhecido, fizemos três coreografias de Street Jazz abordando o tema feminismo e intervimos em algumas escolas da cidade de Surubim totalizando seis apresentações de divulgação. Assim que o Projeto Unidade estrear o levaremos para as cidades circunvizinhas. Por fim, o SF atualmente conta com sete integrantes, Alex Souza, Antônio Luiz, Eduardo Pereira, Jefferson Monteiro, Karla Mateus, Lívio André e Nana Silva.

[doptg id=28]

Surubim News: Como são feitas as coreografias? Alguém comanda?

Karla Mateus & Lívio André: Todos os integrantes contribuem, até porque cada integrante traz na bagagem alguma experiência artística diferente e possui propriedade em alguma modalidade; seja popular, moderno, hip hop, vogue, waacking, stiletto, contemporâneo. Então, unimos o trabalho de cada um e produzimos coletivamente.

Surubim News: Vocês contam com algum apoio público ou privado?

Karla Mateus & Lívio André: Para este projeto estamos contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Surubim pelas Secretarias de Cultura e da Juventude; com o intitulado padrinho do grupo, o vereador Lúcio Fabrício, além do Colégio Marista Pio XII.

Surubim News: Como vocês veem o mundo das artes em Surubim?

Karla Mateus & Lívio André: Se tratando da dança, hoje ela é produzida apenas nos centros escolares para eventos dentro das próprias escolas. Anos atrás O SESC Ler Surubim promovia uma Mostra Anual de Dança que movimentava bastante a Cidade. Os grupos trabalhavam para apresentar-se nesta mostra não apenas para o público da própria cidade, mas para os outros grupos que vinham de outras cidades para mostrar seu trabalho. Acabava rolando uma troca de experiência bem bacana. Infelizmente depois que essas mostras acabaram o movimento de dança na cidade caiu e os grupos voltaram a produzir apenas para dentro das escolas e outros se desfizeram. Por uma parte isto também contribuiu para que o SF fosse criado. Pra levar a dança para o público de fora das escolas, pra fazer a dança acontecer a qualquer momento sem precisar de que haja algum evento para que pudéssemos nos apresentar. O palco é a rua e o público são todos.

Surubim News: Como será a apresentação do dia 16 de agosto? Contem mais.

Karla Mateus & Lívio André: No intervalo de um dos shows do Surubim Moto Fest, faremos nossa intervenção sem anunciação. Os organizadores do evento já estão a par do acontecimento. Como já havíamos citado acima o projeto consiste em oito atos e cada ato trará uma discussão acerca do tema Unidade. Em cada cena usaremos elementos como fogo, tintas, madeiras, entre outros, incrementando e contribuindo no objetivo do projeto.

Surubim News: Desde já, agradeço pela disponibilidade dos entrevistados. Bem, deixem aqui as considerações finais. Fiquem à vontade.

Karla Mateus & Lívio André: Primeiro, queremos agradecer imensamente a Prefeitura Municipal de Surubim, aos secretários e representantes das Secretarias da Juventude, Cultura e Turismo e Ação Social por terem abraçado o projeto, acreditando e apoiando; ao Colégio Marista, que junto com a Casa da Juventude também nos cede o espaço para os ensaios; ao Vereador Lúcio Fabrício que sempre nos apoia e contribui financeiramente para a realização de ensaios fotográficos e outros trabalhos do grupo; aos organizadores do Surubim Moto Fest por terem aberto espaço na programação deste evento super bacana. Também a todos que estão participando do projeto, que estão dispondo das suas noites de quinta e sexta-feira para estar conosco. Aos que acreditam no trabalho do grupo e ao público que aprecia e se faz presente sempre nas nossas intervenções. E por fim, mas não menos importante, ao espaço que o Surubim News está nos dando para divulgar nosso trabalho. Obrigado.

Notícias Recentes