Estudante atleta da Rede Estadual de Pernambuco de malas prontas para os Estados Unidos

O desejo de ser atleta corria no sangue desde criança. Amante das artes marciais desde os sete anos de idade, o estudante atleta Lucas Matheus encontrou no esporte uma forma de expressar suas habilidades e aptidões. Em 2016, incentivado pelo seu professor Carlos Alberto, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Rosa de Magalhães, no Recife, se inscreveu no Programa Ganhe o Mundo Esportivo. Daí em diante, o menino não parou.
 
No segundo semestre desse mesmo ano, o jovem embarcou para Quebec, no Canadá. Lá, passou dois meses aprendendo outro idioma e estudando na Académie d’Arts Martiaux du Québec, onde aprendeu treinos específicos e também trabalhos voltados para o desenvolvimento de força e resistência física. Hoje, com 18 anos, faz uma análise dos momentos difíceis em que passou distante da família e aponta que todo sacrifício serviu como aprendizado. “Foi uma experiência inacreditável porque eu conheci gente nova, aprendi uma nova cultura e um novo idioma, além de aprender outras técnicas e poder contar com um corpo docente de qualidade. Então, valeu muito a pena todo sacrifício de ficar longe da minha família, pois eu não estou lutando para mim, mas sim, para eles”, observou.

Foto: Pedro Menezes

Os dois meses em solo canadense renderam bons frutos e o jovem já acumula vários títulos na sua carreira. Entre outras medalhas, possui a de campeão dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) em 2016 e 2017; a de terceiro colocado no Brasil Júnior 2018 de luta olímpica e no evento Salvador Spring International Open, com e sem kimono de jiu-jitsu; e a de campeão da Copa Agreste de Jiu-Jitsu. “Quando a pessoa viaja para outro país pela primeira vez abre a mente para muitas coisas e essa experiência me mudou como pessoa e como atleta”, destacou Lucas que é professor voluntário de jiu-jitsu para crianças no COMPAZ do Alto Santa Terezinha.

Foto: Pedro Menezes

Em ritmo acelerado de treinamento, o atleta se prepara para viajar no próximo dia 31 de janeiro para os Estados Unidos onde vai competir no Atlanta Winter International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship. “Se eu ganhar esta competição vai ser muito importante para minha carreira, pois vai abrir as portas e, certamente, haverá outras oportunidades para eu lutar lá fora. Além disso, existe a possibilidade de eu conseguir outros patrocínios”, comentou o atleta que, atualmente, conta com apoio do Bolsa Atleta, incentivo da Secretaria de Educação e Esportes do Estado e da Bateria Recife.

Foto: Pedro Menezes

Não satisfeito com o desempenho nas artes marciais, Lucas disse que sonha em ter a luta olímpica e o jiu-jitsu como meio de vida, mas não descarta a possibilidade de fazer graduação em gastronomia. “Apesar de serem campos diferentes é uma área que gosto muito e me identifico bastante. Parte desse incentivo vem da minha mãe que sempre me estimulou a fazer esse curso”, declarou.
 
(fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco)

Notícias Recentes