Estudante da ETE de Surubim faz intercâmbio nos Estados Unidos após ser selecionada pelo programa Jovens Embaixadores

O Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pelo Grupo +Unidos. O programa possui 6 meses de duração, contando com atividades pré-programa virtuais, orientação pré-partida na cidade de partida, 15 dias de intercâmbio e um período de implementação de projeto na sua comunidade.

O processo seletivo para ingressar no programa começou no dia 30 de junho e prosseguiu até o dia 1 de novembro, quando saiu o resultado. Maria Eduarda (@madxuz) contou com o apoio e orientação de sua professora de inglês, Silvana Sabino (@siilsabino).

Foto: Divulgação

“A vivência prática no programa é extraordinária e indescritível, desde a etapa virtual até a etapa presencial. O programa me moldou por completo e me ensinou muito sobre liderança, comunicação e proatividade. Nós entramos no programa e saímos completamente diferentes, prontos para sermos cidadãos ativos em nossa sociedade a partir do que aprendemos e vivenciamos. A própria orientação pré-partida que tivemos em São Paulo já foi suficiente para mudar completamente a minha visão de mundo. É necessário ter uma mente muito aberta para todas essas vivências.” – relatou a estudante, Maria Eduarda.

Foto: Divulgação

Vale frisar: em razão do seu bom desempenho na ETE, incluindo o conhecimento da língua inglesa, a capacidade de liderança e o espírito empreendedor, Maria Eduarda foi selecionada entre os estudantes de Ensino Médio da Rede Pública no Brasil.

Foto: Divulgação

“O período de 15 dias que passei nos Estados Unidos foi um choque cultural muito intenso. Existem muitas coisas que nossos países são diferentes e muitas que poderiam ser aplicadas um no outro para aprimorá-los. A ideia do programa é justamente fazer dos jovens uma ponte para esse intercâmbio cultural e socioeconômico. Fazer dos jovens protagonistas na diplomacia entre países é uma proposta importantíssima. Nesse sentido, o sentimento que eu tenho é de completa gratidão e felicidade por ter tido a oportunidade de participar dessa iniciativa tão importante.” – concluiu a estudante, Maria Eduarda, sobre sua experiência.

Foto: Divulgação

(Matéria: Maria Eduarda e Silvana Sabino)

Notícias Recentes