Estudantes da rede estadual embarcam para Olimpíada de Matemática, nos EUA

(fonte: Diário de Pernambuco)

Seis estudantes e uma professora da rede estadual de educação estão de malas prontas para participar da Olimpíada de Matemática do Ensino Médio da Universidade de Harvard-MIT, em Cambridge, Estados Unidos. O grupo embarca amanhã com destino a uma das principais universidades do mundo. O evento acontece neste sábado. Antes de seguir, os alunos e professora receberam as passagens aéreas das mãos do secretário estadual de Educação, Fred Amancio. A turma conseguiu parte do dinheiro para a viagem em “vaquinha” feita pela internet. A campanha para arrecadação começou em novembro do ano passado e foi tema de reportagem online do Diario no dia 7 de janeiro. Os bilhetes aéreos e camisas personalizadas foram custeadas pelo governo.

Serão os únicos representantes do Brasil na competição.Equipe é formada por alunos de três escolas de referência em ensino médio.

Serão os únicos representantes do Brasil na competição.Equipe é formada por alunos de três escolas de referência em ensino médio.

Os alunos serão os únicos representantes do Brasil na competição. A equipe é formada por alunos de três escolas de referência em ensino médio: Sizenando Silveira, do Recife; Arnaldo Carneiro Leão e Padre Osmar Novaes, ambas de Paulista. “Somos apaixonados pela matemática. Pesquisamos sobre a olimpíada e encontramos o depoimento de um participante de São Paulo. Nossa inscrição foi feita no último dia e começamos a correr atrás dos nossos objetivos”, contou o ex-estudante da Escola Padre Osmar Novaes, Giovanni Rodrigues, 17.

Os estudantes foram selecionados quando estavam no terceiro ano do ensino médio. Agora, todos estão no ensino superior. Giovanni, por exemplo, estuda engenharia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “ O resultado (dos selecionados para a olimpíada) saiu no dia do Enem. Foi uma emoção grande”, lembrou o integrante da equipe que estudou na Arnaldo Carneiro Leão, João Victor Targino, 17. “A maior experiência dessa viagem, além da participação na olimpíada, vai ser a bagagem cultural que iremos trazer ao Brasil e mostrar que os sonhos dos estudantes da rede estadual podem ser realizados”, completou.

A professora que acompanhará o grupo, Nilciede Cruz, viajará a convite dos estudantes. “Primeiro veio o susto. Foi tudo de última hora e muito corrido. Recebi o convite com muita alegria, pois a escolha deles demonstra confiança em mim”, disse. Na entrega das passagens aéreas à equipe, o secretário estadual de Educação destacou o mérito dos alunos. “Vai ser uma experiência muito interessante na vida deles. Mais do que premiar o empenho, é saber que esse esforço vai incentivar outros jovens.”

Notícias Recentes