Exposição a céu aberto traz retrato da fé na Festa do Morro da Conceição

(fonte: globo.com) – (fotos por: Danilo Leal e Thalita Rodrigues)

Os muros de casas nas ladeiras e escadarias do Morro da Conceição ganham um colorido especial para a festa em homenagem à santa, que começa neste sábado (29). São 30 fotografias, assinadas por Beto Figueiroa, impressas em papel gigante e coladas nos muros e telhados, tomando conta da fachada de diversas casas nos caminhos dos fiéis, que integram o projeto ‘Morro de Fé’.

A utilização de lambe-lambe foi proposital, para preservar a fachada das casas, mostrando os contornos arquitetônicos. “É proposta da arte de rua, como o grafite. Com a chuva, as pessoas, rasga um pedaço. É algo efêmero, mas estamos filmando tudo para registrar. A exposição é um mergulho nas pessoas [que frequentam a festa], fala mais da fé do que da Santa [N. S. da Conceição] ou do Morro em si”, explica Figueiroa.

As imagens foram captadas em 14 anos trabalhando junto à festa. Das cerca de 8 mil imagens, uma pré-seleção separou mil e depois 51 imagens, até chegar àquelas que iriam para a rua. “Desde criança eu venho para cá. Meu padrinho mora perto da Praça do Trabalho, onde é montado o parque de diversões. Eu praticamente me mudava para cá durante a semana da festa”, recorda o fotógrafo.

As imagens trazem sempre pessoas, embora não seja possível identificar quem sejam. Da criança vestida de anjo à camisa com Nossa Senhora da Conceição estampada, cada foto propõe um passeio pela religiosidade durante a subida para o Morro. As fotos respeitam as fachadas das casas e chegam a ter 14 metros de largura e cinco de altura.

Na Rua Itacotiara, conhecida por ser a ladeira de subida dos ônibus, uma casa bem na esquina ganhou uma imagem que cobre todo o muro voltado para a rua. “Não imaginava que ia ficar tão bonito, eles podem repetir no próximo ano também. Sou devota da Santa e ela merece essa homenagem. Já fez muitos milagres na minha vida”, afirma a dona da casa que ganhou a imagem, Vânia Lúcia de Oliveira


Mesmo quem não mora no Morro da Conceição para e admira as fotos. O vendedor Valdir Querido é devoto de Nossa Senhora da Conceição e acredita que a exposição é a ‘homenagem perfeita’. “É muito lindo, atrai as pessoa. Vai todo mundo passar e ficar olhando”, acredita o vendedor.

Trabalhando há 43 anos em uma barraca na Rua Itacotiara, Terêncio Joaquim da Silva aprovou a exposição. “É mais cultura para o povo do nosso Morro. Eu acho bonito, Nossa Senhora merece. Ela é a mãe do nosso poderoso Jesus Cristo, é uma homenagem a ele também”, defende Silva.

As imagens vão ficar nas paredes das casas mesmo após a festa. “Algumas a gente sabe que vão se deteriorar mais rápido, outras vão durar mais. Isso faz parte da arte de rua”, explica Figueiroa. Que for ao Morro da Conceição à noite também vai poder observar as imagens, já que elas vão ganhar uma iluminação própria. “Não é como uma galeria, mas dá uma iluminada. Eu podia ter feito em uma galeria, mas ia perder esse contato com o povo”, finaliza.

O projeto “Morro de Fé” resultará, ainda, em um livro composto por 50 fotografias, a ser lançado logo após o Carnaval 2015. O design gráfico da publicação é assinado por Sebba Cavalcante. A mostra é realizada pela empresa Trago Boa Notícia com incentivo do Governo do Estado, por meio Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura. Também conta com o apoio da Prefeitura do Recife e da gráfica Fac Form. O projeto vai virar ainda um livro, com 50 fotografias, que será lançado em 2015.

Notícias Recentes