Fernando Bezerra Coelho oficializa troca de PSB por PMDB

(fonte: G1)
.
O senador Fernando Bezerra Coelho (PE) oficializou nesta quarta-feira (6) a troca do PSB pelo PMDB. O parlamentar assinou sua filiação em cerimônia no Congresso que contou com a presença de caciques peemedebistas. Entre os presentes estavam o presidente da legenda, senador Romero Jucá (RR), os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE).
.
A ida de Bezerra Coelho para o partido faz parte de uma busca do PMDB por parlamentares insatisfeitos no PSB. Além dele, também deve fazer a troca o filho do senador, o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho. Desde que o PSB se declarou oposição ao governo Michel Temer, em maio, integrantes da sigla alinhados ao Palácio do Planalto vêm tratando da possibilidade de migração para outros partidos.
Foto: Divulgação/Google Imagens

Foto: Divulgação/Google Imagens

Um dos mais interessados em atrair os descontentes é o DEM, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ). O partido abriu conversas para filiar cerca dez deputados do PSB, mas o PMDB entrou na negociação, o que tem gerado um clima de disputa. Na cerimônia de filiação do senador Fernando Bezerra Coelho, Eunício, que foi um dos articuladores da migração, afirmou que o PMDB é um partido “plural”. “Sempre dizem que nas próximas eleições o PMDB vai diminuir, mas o partido sempre vem maior, porque é um partido plural, aberto e, verdadeiramente, democrático”, afirmou o presidente do Senado.
.
Bezerra Coelho agradeceu o apoio dos colegas e disse que chega para “somar”. “Espero que os companheiros de Pernambuco possam aceitar a nossa proposta”, declarou.
Crítica do diretório estadual. A filiação de Fernando Bezerra, porém, desagradou ao diretório estadual do PMDB em Pernambuco. Em nota, o diretório, que é presidido pelo vice-governador do estado, Raul Henry, disse que o PMDB pernambucano não foi consultado sobre a filiação de Bezerra.
.
“Foi com surpresa que a direção estadual do PMDB tomou conhecimento da filiação do senador Fernando Bezerra Coelho sem sequer uma conversa preliminar com essa instância partidária. Pelo elevado cargo que ocupa, o gesto do senador demonstra, no mínimo, falta de consideração e de respeito com as lideranças partidárias no Estado”, diz trecho da nota. O diretório estadual também declarou apoio ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que é do PSB. “Integrar o PMDB de Pernambuco significa respeitar sua história, sua linha política e suas instâncias partidárias”, completa o documento.

Notícias Recentes