Governo francês é pressionado por petição assinada em defesa do clima por 1,7 milhão de pessoas

A imprensa francesa desta quarta-feira (26) destaca o sucesso de uma petição na internet, criada por quatro ONGs contra o governo francês pela falta de engajamento climático. Em apenas uma semana, o documento foi assinado por mais de um milhão e 700 mil pessoas na França.
 
“O problema do século” é o nome do documento disponibilizado na internet por quatro ONGS, entre elas, o Greenpeace e a Oxfam. Essas organizações decidiram, em nome do interesse dos cidadãos, processar o governo francês para que ele respeite os compromissos climáticos.
 
O sucesso do engajamento dos franceses em prol desta causa é destacado pelo jornal “Les Echos”, que lembra que uma petição nunca conseguiu reunir tantas assinaturas no país. Entrevistada pelo diário, Audrey Pulvar, presidente da Fundação Pela Natureza e Pelo Homem, uma das ONGs que idealizaram o movimento, diz que a grande quantidade de assinaturas – mais de de um milhão e 700 mil – mostra que “as questões ligadas ao aquecimento global e à biodiversidade estão no centro das preocupações dos franceses”.
 
No documento, as quatro ONGs se dirigem ao primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, e seus doze ministros, dizendo que as emissões de gases de efeito estufa aumentaram na França desde a Assinatura do Acordo de Paris, na COP 21, em 2015.
 
“As mudanças climáticas estão aí: elas já afetam as nossas vidas e não poupam ninguém”, diz o texto da petição, destacando que “os Estados e os atores econômicos permanecem surdos aos apelos desesperados de cientistas e associações”, enquanto os “investimentos necessários para remediar essa catástrofe deveriam ser financiados majoritariamente pelos mais abastados”, mas “é a classe média e os mais desfavorecidos que mais contribuem hoje”.
 
(fonte: G1)

Notícias Recentes