Jovem prodígio amazonense de apenas 10 anos é aprovado em vestibular da UEA

Com apenas 10 anos de idade, o jovem amazonense Luan Gama surpreendeu ao ser aprovado no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para o curso de Licenciatura em Matemática. Estudante da Escola Estadual Libertador Simon Bolívar, o jovem prodígio viralizou nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (7), logo após a divulgação dos resultados das provas de vestibular e SIS 2023 da instituição de ensino.
 
Em um dos vídeos, Luan destaca a felicidade de ter alcançado o feito, tido como de grande dificuldade devido à quantidade de concorrentes que participam do certame.
 
“Acabei de ficar sabendo que eu passei na UEA para fazer licenciatura em Matemática, estou muito feliz, até porque eu tenho dez anos, sou de escola pública, mas na verdade ainda estudo muito!”.
 
Em um dos stories do perfil de Luan no Instagram, o jovem comentou sobre se será ou não possível ingressar no Ensino Superior.
 
Como disse mais cedo, passei na UEA, mas não tenho certeza se vou poder cursar ou não, até porque eu tenho uma idade relativamente baixa, mas vamos tentar recorrer a todos os meios legais, juridicamente falando”, explicou.
 
Após ser questionado sobre a possibilidade do ingresso, o reitor da UEA, André Zogahib, destacou a exigência do certificado de conclusão do Ensino Médio para ingresso no Ensino Superior.
 
“A regra principal é a editalícia. Pelo edital do Vestibular, deixamos claro que a matrícula é feita mediante a comprovação de conclusão do ensino médio. Ficamos extremamente felizes, entusiasmados com o resultado do Luan Gama, que é muito inteligente, promissor e, certamente, terá uma carreira acadêmica brilhante. Ele tem tudo para que isso aconteça, todos os mecanismos, ferramentas e potenciais necessários para alcançar seus objetivos. Mas, infelizmente, se não houver, no momento da matrícula, a apresentação da conclusão do ensino médio, a UEA não poderá efetivar regularmente a matrícula do aluno”, disse o reitor.
 
Sucesso nas redes
 
Luan Gama faz sucesso nas redes sociais desde que participou do quadro Pequenos Gênios, com o apresentador Luciano Huck, ainda no ano de 2023. No seu perfil do Instagram, local onde divulgou a aprovação no vestibular, o pequeno gênio amazonense acumula 126 mil seguidores e diz ser obcecado por geografia e matemática.
 
(Fonte: A Crítica)

Notícias Recentes