Jucazinho só dá para abastecer municípios por mais dois meses

Jucazinho só dá para abastecer municípios por mais dois meses.

Jucazinho só dá para abastecer municípios por mais dois meses.

(fonte: Blog do Vanguarda)
.
O nível da barragem de Jucazinho diminuiu 49,9% do volume total desde o dia 1º de janeiro de 2016 até esta terça-feira (26). De acordo com os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no primeiro dia do ano o reservatório – com capacidade para 327.036.000 m³ de água – estava com 1,89% deste valor (6.175.796 m³), e nesta terça-feira chegou a 0,95% da capacidade, com 3.092.852 m³ de água. Ao G1, o gerente interino da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Caruaru, Leonardo Lemos, informou que “a barragem deve abastecer os municípios por mais dois meses ou, talvez, dois meses e meio” – até junho.
 
Localizado em Surubim, no Agreste, o reservatório atingiu o menor nível de capacidade desde 1º de junho de 2000, quando começou a ser monitorada pela Apac. De acordo com a agência, Jucazinho atingiu o volume morto em novembro de 2015, quando chegou a 2,52% do total. As chuvas registradas durante os meses de fevereiro e março não foram suficientes para aumentar o volume da barragem, como informou a Apac.
 
Aproximadamente 300 mil pessoas ainda recebem abastecimento da água de Jucazinho, segundo o gerente regional do Alto Capibaribe da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Mario Heitor Filho. O manancial deixou de atender à demanda de Caruaru desde agosto de 2015. Os municípios abastecidos pela barragem são: Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama.

Notícias Recentes