Julgamento de impeachment de Trump no Senado começa para valer nesta terça

O Senado dos Estados Unidos começa na tarde desta terça-feira (21) a julgar se o presidente Donald Trump será ou não afastado de seu cargo, após a aprovação do impeachment pela Câmara dos Deputados, em dezembro do ano passado.
 
Trump é acusado de abuso de poder ao pedir para o governo da Ucrânia investigar seu adversário político Joe Biden e de obstrução do Congresso ao tentar impedir depoimentos ao Legislativo e deixar de entregar documentos (leia mais abaixo).
 
Na primeira sessão do julgamento, que começará a partir das 15 horas (horário de Brasília) desta terça, os senadores devem votar uma resolução sobre o formato do processo, inclusive determinando se testemunhas serão convocadas a depor. A convocação de testemunhas – uma demanda do Partido Democrata – influenciará diretamente na duração do julgamento.
 
O julgamento deve ter os seguintes passos:
 
– Estão previstas para acontecer sessões de segunda a sábado.
– Haverá uma fase de declarações do comitê de acusação e da equipe de defesa de Trump.
– Senadores poderão submeter perguntas por escrito para o comitê de acusação e os advogados de defesa, que responderão em voz alta — esta fase deve durar uma ou duas semanas.
– A duração do julgamento ainda está indefinida e depende, em grande parte, da decisão sobre a convocação ou não de testemunhas.
 
(fonte: G1)

Notícias Recentes