Lapenda, o Secretário de Agricultura: obrigações, metas e desafios em Surubim

Formado em medicina veterinária, especializado em pecuária leiteira, mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com doutorado em Ciência Veterinária também pela UFRPE, Denny Lapenda Fagundes é o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico
.
 
Ingressado na gestão de Ana Célia a partir do início deste ano, ele enalteceu numa sabatina a importância da agricultura familiar, inserida no Programa Nacional de Alimentação Escolar e municiada por políticas públicas como o Programa Carro-Pipa, que atende a maior parte da zona rural do nosso município. Comentou sobre a revitalização da cultura do cajueiro, em parceria com o Governo do Estado, através do jardim clonal, almejando a propagação em locais aptos.
 
Destacou também a importância da recuperação de nascentes, com plantio de mudas, e a extensão da coleta seletiva nos bairros periféricos, em ações conjuntas com a Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano.
 
Falou, com a aproximação das chuvas, sobre a implantação do Programa Terra Pronta, disponibilizando tratores para as comunidades rurais por meio de cadastro prévio com associações. Estimulando assim o plantio, principalmente de milho e feijão, culturas fortes na nossa região; ademais, a inserção do sorgo forrageiro, pertinente em tempos de estiagem.
 
Pontuou ainda sobre a manutenção e ampliação da limpeza e perfuração de poços artesianos, o melhoramento genético animal, o gado de leite, a pecuária de corte, a arborização; a introdução do Programa Horta Cidadã nas escolas, proporcionando aos alunos experiência no plantio de hortaliças sem agrotóxicos; e a difusão de tecnologias para forragens tolerantes à seca, haja vista, a palma.
 
Definitivamente, na soma daquilo que foi exposto aqui e de tantas outras questões destinadas à pasta, o secretário mostrou-se empolgado com suas obrigações, metas e desafios. Deixando claro que ao lado da prefeita e equipe, trabalha em prol de avanços tanto no âmbito econômico quanto no social.

Notícias Recentes