Morre aos 88 anos Dona Zefinha do PT, militante histórica do partido em Surubim

Morreu na manhã deste sábado (4), Josefa Barbosa de Sousa, a Dona Zefinha do PT, uma das fundadoras do partido no município. Ela tinha 88 anos e faleceu na casa em que morava na Avenida São Sebastião, de causas naturais, informaram os parentes. Ainda segundo familiares, ela acordou aparentemente bem e por volta das 9h sofreu um mal súbito.

No começo da década de 1980, período em que as mulheres pouco participavam da política, Dona Zefinha, ao lado de Biu Gervásio, Passim e Zé da Geladeira, se tornou uma das primeiras filiadas da recém criada agremiação partidária.

“Ela foi uma militante que participou ativamente das atividades do partido. Era muito dedicada a ajudar pessoas humildes, mesmo sendo ela muito humilde. Tinha um carinho especial pela pobreza. Foi uma pessoa que me ajudou a construir o PT. Com aquele jeito “turrão” dela nas cobranças, era respeitada por todos, porque representava a pureza de uma pessoa sonhadora”, afirmou Paulo Barbosa, ex-presidente do diretório municipal da sigla.

Dona Zefinha deixou o PT na metade dos anos 2000, após se “desencantar” com os rumos do partido no município, dizia a amigos. Em 2008, ela foi candidata a vereadora pelo PSB. Nas eleições de 2016, disputou o mesmo cargo pelo PR e em 2020 concorreu pelo PSDB.

Dona Zefinha deixa filhos, genros, noras, netos e bisnetos. O velório acontece na residência em que ela morava e o sepultamento ocorrerá às 10h, deste domingo (5), no Cemitério São José, em Surubim.

(Fonte: Correio do Agreste)

Notícias Recentes