Natural de Surubim, policial penal da Paraíba atua como voluntário após enchentes no RS: “Esse é o momento de salvar vidas”

Natural de Surubim, um policial penal da Paraíba, Lucas Leal, atua como voluntário após as recentes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, que vitimaram quase 100 pessoas pessoas e deixaram centenas desabrigadas. Ele estava dando aulas em um curso de formação para outros agentes penais quando a calamidade teve início.

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril já deixaram 90 mortos, de acordo com a última atualização, na manhã desta terça-feira (6). O estado registra 131 desaparecidos e 362 feridos. Há 204,3 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 48,2 mil em abrigos e 156 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).

“Quando a gente estava concluindo a instrução, tivemos a informação de que algumas unidades (penitenciárias) estavam subindo muito o nível da água, estavam ficando muito alagadas, correndo o risco de afogamento de internos”, relatou.

Segundo Lucas, devido às chuvas, as pessoas que estavam presas correram o risco de se afogar dentro das penitenciárias, por conta do volume de água na região. O policial conta que o trabalho voluntário dele passa por ajudar os detentos.

“Esse é o momento em que a gente tem que pensar em salvar vidas, independente do que aconteceu. Esse é o momento de salvar vidas e um momento muito delicado, porque a gente teve que chegar até o complexo da cidade de Charqueadas (Região Metropolitana de Porto Alegre), tivemos que usar barco”, relatou Lucas.

O grupo de policiais penais que Lucas faz parte ainda está no Rio Grande do Sul e um revezamento de agentes está sendo feito para que exista ajuda completa para os moradores locais.

“A gente continua empenhado. Hoje a gente fez buscas por alimentos, que estavam muito escassos. Cada dia é uma batalha, que a gente vai vencendo, e se Deus quiser vamos superar isso. Muitas vezes reclamamos de futilidades, mas em um momento de crise desses, começamos a refletir e valorizar as coisas”, disse.

A Paraíba enviou 18 membros do Corpo de Bombeiros Militar do estado, além de fornecer equipamentos e viaturas de resgate, que devem chegar ao estado até a próxima quinta-feira (9).

(Fonte: G1)

Notícias Recentes