Novo hospital provisório para pacientes com Covid-19 começa a funcionar com 50 leitos, no Recife

O Hospital Provisório Recife 2, no bairro dos Coelhos, na região central da capital pernambucana, começou a funcionar, nesta quarta-feira (22), com 50 leitos, sendo 30 de enfermaria e outros 20 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com coronavírus. A abertura é gradual até chegar ao total previsto pela prefeitura de 420 leitos.
 
“Em caso de necessidade, vamos poder receber pacientes nesse hospital ainda hoje e prestar o atendimento médico hospitalar, com entubação, se precisar. Nós já temos 123 pacientes internados em novos leitos criados pela prefeitura, sendo 39 em UTI e 84 em enfermaria”, afirmou o prefeito Geraldo Julio (PSB), em coletiva de imprensa transmitida pela prefeitura.
 
No dia 15 de abril, foi aberto o Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, também no Centro do Recife. Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, apesar de crítica, a saúde pública ainda não enfrenta situação de colapso na capital, mesmo com o aumento de casos de pacientes com coronavírus.
 
Ele disse, ainda, que há capacidade de expansão rápida de leitos de enfermaria e UTI. Entretanto, a falta de respiradores ainda é um problema.
 
“A necessidade calculada no Recife é de 370 respiradores e já temos 122 na casa, já distribuídos nas nossas unidades de saúde, seja no Hospital da Mulher ou nos hospitais provisórios. Ter um leito de UTI montado é só um primeiro passo para receber pacientes. Se você tem um hospital completamente novo, com uma estrutura nova, com profissionais que chegam e precisam de um tempo de ambientação, em poucos dias, a gente tem a progressiva ampliação desses leitos”, afirmou.
 
 
(fonte: G1)

Notícias Recentes