Novos cenários para a campanha política em Surubim

CONJUNTURA POLÍTICA /// Temos conversado ultimamente sobre os possíveis candidatos a prefeito de Surubim com vistas ao pleito vindouro. Um dos nomes citados é o do ex-prefeito Flávio Nóbrega, outro o de Nilton Mota Filho e um terceiro é o do próprio prefeito, candidato natural do PT, Túlio Vieira. Comenta-se também a participação do deputado estadual Dr. Valdi. Não acreditamos que apareçam outras indicações, salvo se o PSol ou o PV, insatisfeitos, lancem alguma candidatura. Essa é uma possibilidade não descartada.

Como nosso espaço é pequeno, enfocaremos agora, em primeiro plano, a candidatura do ex-prefeito Flávio Nóbrega. Sabe-se que ele vem se articulando nos bastidores, seguindo a trilha que em eleições passadas o levou a duas vitórias consecutivas. O que se pensava no tocante ao impedimento à sua candidatura em decorrência das denúncias fartamente comprovadas de corrupção em seu governo, certamente não acontecerá. As nossas leis são verdadeiras mães para acobertar tudo que é malandragem de políticos. Parece até que roubar dinheiro público nem é pecado — haja vista a paparicação de grande número de lideranças religiosas que gravitam em torno deles —, nem crime. É mais fácil um ladrão de galinhas ir pra cadeia do que um larápio dos cofres públicos passar uma semana por trás das grades.

Flávio Nóbrega, Túlio Vieira, Nilton Mota, Doutro Valdir, Ana Célia

Flávio Nóbrega, Túlio Vieira, Nilton Mota, Doutro Valdir, Ana Célia

Nessa corrida para retornar à prefeitura, Flávio Nóbrega terá que mudar de partido. Lá no PT seu prestígio despencou. Tanto Túlio Vieira quanto a direção do Sindicato do Trabalhadores, que estão com o poder partidário nas mãos, querem vê-lo pelas costas. Existem razões de sobra para isso. Outro livro como o de Orlando seria pequeno para conter tanta mágoa. Que partidos acomodariam o ex-prefeito? Não faltarão agremiações partidárias para acomodá-lo. Ele é quem vai escolher, excetuando, é claro, o próprio PT, o PSOL e o PV, não será surpresa pra ninguém ele vestir as cores de qualquer outro partido.

Vejamos o comportamento de Nóbrega num cenário com três candidatos: Nóbrega x Túlio x Candidato do PSB. Neste caso, qualquer candidato do PSB venceria o pleito. Segundo cenário: Nóbrega x Túlio x Ana Célia x Dr. Valdi. Nóbrega teria tudo pra ganhar a eleição, pois a candidatura de Ana Célia, desgastada por três pleitos anteriores, teria boa margem de votos subtraída pelo Dr. Valdi. Terceiro cenário: Túlio x Nóbrega x Dr. Valdi x Niltinho. Neste caso, Niltinho com o seu alto poder de articulação e sua capacidade de atrair para sua candidatura lideranças municipais poderia levar a melhor. Essas são apenas conjeturas. Muita água deve rolar, inclusive, o prefeito Túlio Vieira tem um bom tempo para dar uma alavancada em sua administração e alterar a correlação de forças.

Notícias Recentes