Parque dos Mamulengos Gigantes começa a ser feito em Surubim

Agachado, o artista plástico, Severino Iabá. Em destaque os dois primeiros totens da sua obra, que simbolizam seus pais, Josefa Minervina e Jose Severino da Silva, ambos hoje com 79 anos | Foto: Surubim News

Agachado, o artista plástico, Severino Iabá. Em destaque os dois primeiros totens da sua obra, que simbolizam seus pais, Josefa Minervina e Jose Severino da Silva, ambos hoje com 79 anos | Foto: Surubim News

HISTÓRIA, TRADIÇÃO & ARTE ///
Breve perfil do idealizador da obra: Severino Iabá tem 55 anos e um vínculo fidedigno com a cultural e a natureza. Nasceu e morou em Surubim até o final da adolescência, mas migrou à procura de melhores condições de vida, assim como seus irmãos. Na terra natal foi ainda Irmão Marista, porém, nas ultimas décadas se fixou e constituiu família em Minas Gerais. Por lá virou ambientalista, artista plástico e ativista, além de professor de educação física. Apesar da mudança de ares, todos os anos nas férias ele retorna para Surubim, mais precisamente para Lagoa Nova, pra visitar seus pais e antigos amigos.
.
Feito aos pouquinhos e ainda em fase inicial, o Parque dos Mamulengos Gigantes está sendo construído em Lagoa Nova, povoado de Surubim. A intenção é que seja inaugurado em 2020, ano do centenário de João Cabral de Melo Neto. A ideia é criar 10 totens, em menção aos 10 Severinos da família de Josefa Minervina e José Severino da Silva, incluindo Severino Iabá, o artista plástico responsável pelo projeto – fazendo menção ao romance Morte e Vida Severina. A história da família deles é linda e enriquecedora, tendo em foco o êxodo, mas também o amor platônico pelas raízes. Eles também pretendem resgatar o teatro de mamulengos de José Petronilo (que também será homenageado em 2020), criar um viveiro de plantas por causa do impacto ambiental e abrir espaço para outras demandas da cultura popular.
 
“Sou responsável pela parte artística do Parque dos Mamulengos Gigantes e só estou em Surubim nesta época do ano, quando fico de férias. O trabalho para esculpir é minucioso e precisa ser feito aos poucos. Porém, meus amigos me ajudam com a estrutura e sem eles como voluntários eu não conseguiriam realizar esta obra. Vale destacar o apoio financeiro de terceiros, que contribuíram para o custeamento inicial do material. Porém, ainda precisamos consolidar novas parcerias, pra futuros investimentos. O acesso ao parque será por trás do tradicional campo de futebol de Lagoa Nova. Bem, mesmo à distância, quando retornar pra Minas, continuarei por dentro do andamento de tudo. Até voltar pra cá em 2017. E assim vamos indo, pois todo nordestino tem um pouco de Severino dentro de si. Ou seja, de luta e superação.” (explica e concluí, Severino Iabá)

Severino Iabá (Joacy Severino da Silva)

Telefone pra contato: (031) 9-9171-1314

Confira a seguir uma galeria com fotos da obra:

[doptg id=69]

Notícias Recentes