Paulista usa jogos no combate à dengue

Alunos da Creche Jesus de Nazaré, no Janga, aprendem sobre a dengue de forma lúdica | Foto: Sérgio Bernardo

Alunos da Creche Jesus de Nazaré, no Janga, aprendem sobre a dengue de forma lúdica | Foto: Sérgio Bernardo

(fonte: JC)

Saúde /// Faltando menos de três meses para o fim do ano, o número de casos de dengue registrados em Paulista, no Grande Recife, subiu 14% em relação a 2013. De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde do município, no ano passado, 107 pessoas contraíram a doença, enquanto de janeiro a setembro deste ano, o número de doentes já chega a 122. Um óbito foi notificado em cada um dos períodos. Para reforçar o combate à doença, a prefeitura lançou uma campanha com jogos educativos nas escolas municipais.

A ação deve atingir 820 alunos com idade entre 4 e 10 anos. As 24 escolas e creches que participarão da Olimpíada de Combate à Dengue fazem parte do Programa Saúde nas Escolas (PSE), do governo federal. Os estudantes das instituições, que recebem três vezes por semana visitas de enfermeiras e agentes para debater temas ligados à saúde, durante este mês, vão aprender mais sobre a dengue.

Quebra-cabeça, jogo de memória, tabuleiro e gibis educativos vão facilitar o repasse de informações sobre sintomas e prevenção da doença. A intenção do projeto é transformar os estudantes em agentes multiplicadores nas comunidades em que moram. “Através de atividades lúdicas e de fácil entendimento, as crianças aprendem como combater a dengue e esse conhecimento pode ser levado para casa”, explica a enfermeira Patrícia Cavalcanti.

Notícias Recentes