Pecuaristas de Surubim (e região) serão representados pela UNA

Uma nova entidade associativista representando os agropecuaristas nordestinos começa a emergir no agronegócio regional. A União Nordestina da Agropecuária – UNA cuja atividade mais intensa desenvolve-se nas redes sociais interligando agricultores e pecuaristas de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, vai se consolidando gradativamente.
 
Tudo indica que em pouco tempo a UNA se estabelecerá juridicamente e por consequência passará a ser reconhecida de fato e de direito como um importante instrumento de defesa dos interesses da classe tanto quanto um eficiente fomentador do agronegócio regional.
 
Em sua origem encontra-se a bem sucedida e inédita aproximação entre as Sociedades dos Criadores de Limoeiro, Surubim e Carpina. Nesse primeiro momento contaram-se como maiores benefícios as realizações das exposições agropecuárias de Surubim e Limoeiro em suas 42ª e 41ª versões respectivamente. Por falta de apoios governamentais essas duas mostras de gado encontravam-se na iminência de não serem realizadas.
 
No último dia 9 de novembro, sob a liderança competente do pecuarista José Orlando Duarte, a UNA promoveu um encontro no Parque de Exposições de Limoeiro quando reuniu mais de quatro dezenas de criadores de gado da região. Na oportunidade foram proferidas as palestras “Instituição Financeira, Cooperativa e Benefícios para a Comunidade” pelo presidente do SICOOB Nordeste, José Evaldo Campos e “Manejo Reprodutivo em Fazendas de Cria” pelo veterinário, consultor da MSD em pecuária e doutorando em reprodução de bovinos pela UBC-Canadá/UFRPE, o Dr. Wilton Gomes. SICOOB é o Sistema de Cooperativas de Crédito considerado o maior do Brasil, já a MSD é um dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo com produtos e serviços para Saúde Humana e Saúde Animal.
 
Nesse momento, além da criação de vínculos entre os participantes, ficou definido a realização de novos encontros nas sedes das demais entidades envolvidas para a consolidação da UNA com datas a serem devidamente acertadas.
 
(fonte: Correio do Agreste)

Notícias Recentes