Pernambuco anuncia flexibilizações no plano de convivência e realização de eventos-teste

Com o avanço da vacinação e a queda nos indicadores da Covid-19 no estado, o governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (25) uma série de novas flexibilizações no plano de convivência. Durante uma entrevista coletiva, que contou com a participação do secretário de Saúde do estado, André Longo, e da secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, as medidas, que incluem o aumento da capacidade em eventos esportivos, corporativos e sociais, foram detalhadas.
 
Eventos-teste:
 
A partir do mês de setembro, Pernambuco contará com eventos-teste, que terão capacidade de até 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. De acordo com a gestão estadual, eles serão realizados com o objetivo de avaliar a aplicação dos novos protocolos sanitários.
 
Para ter acesso aos eventos, o público deverá comprovar a vacinação. Dessa forma, 80% dos ingressos serão destinados para pessoas que já completaram o esquema vacinal, tendo tomado as duas doses da vacina ou a 1º dose em caso de vacina com dose única, há pelo menos 15 dias. Quem só tomou a 1º dose de algum dos imunizantes contra a Covid-19 precisará realizar um teste 24 antes do evento. Para realizar o acompanhamento do pós-evento, alguns dos participantes também deverão realizar um teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento.
 
Essa comprovação deverá ser realizada de forma digital e prévia, para garantir a autenticidade dos documentos apresentados. De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, essa é uma forma do governo do estado garantir um ambiente seguro protegido e estimular pessoas a se vacinarem.
 
“A pandemia não acabou, precisamos seguir os protocolos sanitários e utilizar a máscara o tempo inteiro, da forma correta, além de respeitar o distanciamento social, evitar aglomerações e denunciar festas clandestinas que prejudicam o avanço do plano de convivência. Também é preciso estimular a vacinação, somente com ela conseguiremos seguir avançando”, afirmou.
 
Além disso, o protocolo prevê que o público presente deverá permanecer sentado e utilizando máscara, exceto quando estiver consumindo comida ou bebida. Os eventos-teste poderão ter duração de, no máximo, 7 horas.
 
Para receber o aval para a realização dos shows e eventos e receberem o selo Passe Seguro PE, os produtores precisarão encaminhar um pedido para o governo estadual. A solicitação será analisada pela gestão estadual e a liberação só poderá ocorrer após aprovação da secretaria de Saúde, do Desenvolvimento Econômico e do Procon.
 
Além da realização dos eventos-teste, o governo anunciou outra série de flexibilizações no estado. Confira o que muda a partir do dia 30 de agosto:
 
Eventos esportivos: Liberada a presença de torcida, com limite de até 300 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. A exceção são os eventos do futebol profissional, que seguem sem liberação de público.
 
Eventos corporativos: Aumento da capacidade para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A música ao vivo está liberada, mas o espaço para dança segue vetado. Em eventos que contarem com 300 pessoas ou mais, será necessário o controle seguro de esquema vacinal, com 80% dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina ou 1º dose no caso de vacina de dose única, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.
 
Eventos sociais: Liberados das 8h às 0h, com capacidade máxima de 300 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 100 pessoas, também será necessário o controle seguro de esquema vacinal. A apresentação musical será restrita para até cinco integrantes, sem liberação de pista de dança.
 
Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico: A capacidade máxima foi estendida para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal.
 
(fonte: Diario de Pernambuco) 

Notícias Recentes