Pernambuco deve faturar R$ 87 milhões com vendas de Black Friday, diz CNC

Com um crescimento suave, a Black Friday deste ano deve alavancar o volume de vendas entre 4% e 5%, na Região Metropolitana do Recife, na comparação com 2020. A análise é do presidente da CDL-Recife, Fred Leal, que estima um fim de ano melhor que a Black Friday.
 
Para Pernambuco, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é esperado um volume de vendas equivalente a R$ 87,14 milhões durante as vendas da data.
 
Contudo, o crescimento no volume de vendas no Recife será prejudicado pelo menor poder aquisitivo das pessoas. “Por conta dos aumentos de energia, água, gasolina, isso pode tirar o poder de compra dos consumidores. Ainda assim, estamos esperançosos”, diz Leal.
 
Com relação a geração de empregos, o presidente detalha que as empresas devem postergar o máximo que puderem. “Os empresários aprenderam a investir em produtividade. É fazer mais, com menos”, afirma Leal.
 
Comércio de rua x comércio eletrônico
 
Conforme detalha Leal, o comércio digital acaba crescendo cerca de três ou quatro vezes mais do que o comércio tradicional, de rua. “Essa mudança é irreversível. As lojas estão se tornando omnichannel, ou seja, atuando em todos os canais e o consumidor pode escolher o que é de sua preferência”, acrescenta.
 
Até o início da crise sanitária provocada pela Covid-19, o e-commerce brasileiro crescia a uma taxa anual média de 14,1% – ritmo que saltou para 46,2%, de acordo com levantamento baseado nas emissões de notas fiscais eletrônicas computadas pela Receita Federal do Brasil.
 
(fonte: Folha de Pernambuco)

Notícias Recentes