PM reforça segurança nos centros comerciais em todo o estado

(fonte: Diário de Pernambuco)

Os centros comerciais de 33 municípios do estado vão receber um efetivo de 3.812 policiais militares, que estarão trabalhando em escala extra a partir desta sexta-feira (08) até o dia 25 deste mês de dezembro. O incremento de PMs faz parte da Operação Papai Noel, cujo objetivo é prevenir e reprimir roubos e furtos em áreas de intensa atividade comercial. No Recife, 992 policiais estarão espalhados pelas ruas do centrão (bairros de Santo Antonio e São José) e nos áreas de comércio descentralizado, sempre de acordo com o horário de funcionamento do varejo local.

Além do Recife, as cidades a receber o maior número de agentes é Caruaru (com 512 PMs a mais), Santa Cruz do Capibaribe (176 policiais em escala extra) e Petrolina (128 agentes extras). Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o patrulhamento ostensivo vai duplicar nesse período, chegando a 1632 PMs nos horários de maior fluxo, especialmente de sexta a domingo, quando o comércio de rua tem maior procura.

“Identificamos os polos de maior movimentação de pessoas comprando e vendendo para ter a segurança reforçada, contemplando todo o estado”, disse o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. Ele lembra que no centro do Recife já havia sido lançada no início de novembro a Operação Cerne, com 184 PMs a pé com recobrimento do policiamento motorizado, na intenção de reduzir os números de assaltos, roubos e furtos na área. Na segunda quinzena de novembro, a Polícia Militar também havia lançado a Operação Têxtil, para reforçar a segurança nas feiras de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, no Agreste do Estado.

“A Operação Papai Noel é um reforço a essas outras que já estão em andamento para que, com o aquecimento da economia, a população possa procurar o comércio de rua e se sinta segura”, completou o diretor de planejamento operacional da Polícia Militar, Roberto Santana. Ele acrescenta também que, paralela a essas três operações, a Operação Transporte Seguro continua em ação para coibir os delitos dentro dos coletivos. “As pessoas podem fazer suas compras de ônibus que nós estaremos presentes”, completou Santana.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Eduardo Catão, afirmou que muitos donos de lojas têm sentido os efeitos da Operação Cerne e que acredita que a Operação Papai Noel vai trazer mais movimento ao centro da cidade. “Nos outros anos, esse incremento de policiais no fim do ano foi discreto. Hoje, temos cada rua com uma dupla de PMs que ainda será reforçada a partir de hoje. Fazia tempo que não tinha essa segurança no centrão”, aposta.

Segundo Catão, garantir a segurança das pessoas é fundamental sobretudo no mês de dezembro. “A CDL também está fazendo uma grande campanha de motivação para o consumidor com distribuição de prêmios. E agora a população sabe que virá com tranquilidade para a cidade. E isso é fundamental para a melhora das vendas de fim de ano”, completou o presidente da CDL.

Notícias Recentes