Porquê o Celta é um dos carros mais vistos nas ruas do Brasil

Bom desempenho, baixo custo, economia e praticidade, fazem do hatch da Chevrolet um dos carros mais presentes nas ruas brasileiras.
 
Embora tenha saído de linha há cinco anos, o Chevrolet Celta ainda está entre os carros usados mais vendidos do país. A grande oferta do compacto é justificada pelo seu preço relativamente baixo, desempenho e manutenção simples. Confira abaixo uma breve história do modelo e alguns fatores que destacam o hatch entre os demais.
 
História do Celta No Brasil
 
O Celta chegou as ruas brasileiras em 2000 e foi fabricado e comercializado até 2015, como aposta da GM para concorrer com os populares de outras montadoras como o Fiat Uno, o Ford Ka e o VW GOL . Durante esse período, conquistou um bom volume de vendas no mercado automobilístico. Seis anos após o lançamento, o compacto ganhou sua primeira reestilização. Inclusive, a Chevrolet usou o hatch como base para a criação do Sedã Prisma, lançado em 2007.
 
Em 2012, o Celta foi reestilizado mais uma vez e, alguns anos depois, substituído pelo Onix, o atual campeão de vendas da categoria.
 
Versões
 
O Celta pode ser encontrado em versões de motor 1.0 ou 1.4 – em modelos lançados a partir de 2003. As unidades fabricadas a partir de 2005 ainda contam com motorização flex, e, as lançadas a partir de 2006 apresentam uma leve repaginada no visual. Porém, o compacto só ganhou estética mais robusta a partir de 2012.
 
Destaques do Chevrolet Celta
 
Não é à toa que o compacto Chevrolet segue entre os carros populares mais vendidos, mesmo com fabricação interrompida no Brasil.
 
Muito dessa popularidade se deve à resistência e manutenção barata do veículo. Isso porque, além de não manifestar nenhum problema crônico que afete fortemente o seu desempenho, a maioria dos contratempos apresentados pelo Celta são muito simples de serem resolvidas. Além disso, o veículo é consideravelmente econômico. O modelo Celta Spirit 1.0 MPFI 8v Flexpower 2012, por exemplo, faz 9,5 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com gasolina e 13,8 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com etanol.
 
Outra grande vantagem é o compacto oferece dirigibilidade simples e praticidade nas manobras.
 
Mercado
 
Sem dúvidas, o mercado automotivo é um dos mais inconstantes que existem. Isso porque, ao comprar um carro 0km, o condutor já sabe que o seu patrimônio será desvalorizado significativamente no momento em que deixar a concessionária. Por esse motivo, antes de comprar ou trocar de veículo, é necessário se atentar ao índice de desvalorização e se certificar se ele será um usado fácil de ser repassado ou uma grande dor de cabeça no momento da revenda.
 
Por esse motivo, investir em carros populares com bons índices de vendas é um ótimo negócio, afinal, os veículos ganham fama graças às boas resenhas e opiniões dos compradores. Além disso, quanto mais unidades de um veículo são vistas pelas ruas, mais fácil (e barato) será encontrar peças de reposição e manutenção.
 
Vale mencionar que o Celta está entre os carros com menos desvalorização nos últimos 10 anos. De acordo com levantamento realizado pela KBB Brasil em 2018, as versões do hatch lançadas em 2008 perderam cerca de 40% do seu valor.
 
Ou seja, na hora de revender um Celta, é bem provável que você perca pouco do seu investimento inicial.
 
Enfim, gostou de descobrir os fatores que justificam a popularidade do Chevrolet Celta? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais, com certeza, essas informações podem ajudar muitas pessoas que estão em busca de hatchback usado de baixo custo.
 
Fonte: Stephanie Lins

Notícias Recentes