Prefeitura do Recife vai contratar até 555 profissionais de saúde para serviço de testagem

Para ampliar a testagem para a Covid-19, a Prefeitura do Recife publicou decreto nesta sexta-feira (28) autorizando a contratação de até 555 profissionais de saúde, de maneira imediata, com prazo determinado.
 
A admissão é temporária e visa a atender a demanda de ampliação dos centros de testagem da capital para a Covid-10, que vive aumento diário na procura por exames. Para a seleção, a Prefeitura utilizará o banco de aprovados no concurso público de 2019.
 
São 271 vagas para técnicos de enfermagem (plantão de 30h), 144 vagas para enfermeiros (plantão de 30h) e 140 vagas para médicos ou cirurgiões dentistas (plantão de 20h).
 
“Com isso, a gente vai ter uma capacidade, ainda maior, na ampliação dos centros de testagem para coronavírus na nossa cidade. Esse foi um compromisso nosso, de poder ampliar a quantidade e melhorar a qualidade, levando o padrão, que foi o da nossa vacinação, também para a testagem”, explicou o prefeito João Campos.
 
Os contratos serão regidos pela Lei Municipal nº 18.122, terão vigência máxima de seis meses e podem ser prorrogados.
 
Não haverá seleção simplificada e a PCR recorrerá ao banco de aprovados no concurso público de 2019. Mesmo com a utilização do banco dos aprovados no último concurso do edital 001/2019 (publicado no Diário Oficial do município, na edição nº 143 de 7/12/2019), todos serão Contratos por Tempo Determinado (CTD), não se tratando de convocação definitiva para provimento de cargo efetivo. Nesse caso, todos os aprovados no último concurso, que estejam dentro das categorias requeridas, podem encaminhar os documentos para a admissão.
 
“Essa contratação não altera em nada a lista de aprovados no último concurso público. A contratação temporária ocorrerá na medida que os profissionais encaminharem seus documentos, sendo contratados os que primeiro preencherem os requisitos dentro do número de vagas constantes no decreto”, explica a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Andreza Barkokebas.
 
A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) começou a convocar, desde o último dia 22, mais de 480 profissionais aprovados no concurso de 2019, de forma gradual. As primeiras listas publicadas no Diário Oficial do Município contam com profissionais do Samu e de Atenção Básica, que substituem os contratados por tempo determinado do período anterior à pandemia da Covid-19.
 
Novos centros
 
A prefeitura abrirá na próxima segunda-feira (31) mais três centros de testagem na cidade, aumentando a capacidade diária de testes de 4.800 para 6.300. Os novos centros serão o Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; a Uninassau, no bairro das Graças; e a Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep.
 
O horário de funcionamento será das 8h às 17h, de domingo a domingo, com capacidade de testagem diária de 500 testes para cada novo centro. O acesso é feito mediante agendamento via aplicativo ou site do Conecta Recife, com vagas abertas todos os dias às 15h.
 
(fonte: Folha PE)

Notícias Recentes