Racista, postagem de Weintraub é negativa para relação com Brasil, diz embaixada da China

Em mais um momento de tensão na relação entre Brasil e China, a conta oficial da embaixada chinesa no Twitter rebateu o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que ironizou a China nas redes sociais, e fala em “forte indignação” contra o ministro. A embaixada chinesa afirma que “tais declarações são completamente absurdas e desprezíveis, que têm cunho fortemente racista e objetivos indizíveis, tendo causado influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais China-Brasil”.
 
A conta oficial escreve ainda que “o lado chinês manifesta forte indignação e repúdio a esse tipo de atitude” e pede “que alguns indivíduos do Brasil corrijam imediatamente os seus erros cometidos e parem com acusações infundadas contra a China”. Weintraub publicou uma capa de um gibi da Turma da Mônica para ironizar a China, local onde a pandemia do novo coronavírus começou.
 
“Geopolíticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, escreveu.
 
Weintraub apagou o post no Twitter, mas o fato gerou diversas reações nas redes sociais. Esse é mais um atrito entre Brasil e China em menos de um mês. Em março, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, disse que a culpa da epidemia era da China e comparou a pandemia ao acidente nuclear de Chernobyl.
 
A fala revoltou o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, que exigiu desculpas. “As suas palavras são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês. Tal atitude flagrante anti-China não condiz com o seu estatuto como deputado federal nem [com] a sua qualidade como uma figura pública especial”. A Embaixada da China chegou a dizer que Eduardo Bolsonaro contraiu “vírus mental”.
 
(fonte: UOL)

Notícias Recentes