Sai a Ação Social, entra a Política Pública

“Eu fico grato por dar esse direito a nós, que somos cadeirantes e somos também cidadãos como qualquer outra pessoa”. (Jackson Cléber Carneiro Lopes, 23 anos, cadeirante). | Foto: Prefeitura Municipal de Surubim

“Eu fico grato por dar esse direito a nós, que somos cadeirantes e somos também cidadãos como qualquer outra pessoa”. (Jackson Cléber Carneiro Lopes, 23 anos, cadeirante). | Foto: Prefeitura Municipal de Surubim

O governo da prefeita Ana Célia traz algumas propostas de inovação no que tange à organização administrativa da gestão municipal, onde a prioridade é a otimização da gestão em busca de resultados que contribuam para a melhoria de vida da nossa população. Uma dessas mudanças pode ser vista na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, popularmente conhecida como Ação Social, onde a proposta é aglutinar duas políticas irmãs que dialogam no enfrentamento às vulnerabilidades e na garantia de direitos.
.
Por um lado, a Política de Assistência Social se afirma como Política Pública, direito do cidadão e dever do estado, atuando na garantia de mínimos sociais que auxiliem famílias e indivíduos a superarem condições de vulnerabilidades sociais. Por outro a política de Direitos Humanos prevê ações afirmativas para grupos historicamente vulnerabilizados, além da articulação e do fortalecimento do controle social e das instâncias de cidadania. Juntas elas vêm pra trazer garantia de direitos, empoderamento social, atendimento humanizado e autonomia.
.
Assim, tendo como cenário a execução de duas políticas de garantia de direitos, saem de cena as práticas clientelistas e assistencialistas, entram as ações planejadas e articuladas, que se sequenciam e complementam, e fazem todo o conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios funcionarem de forma orquestrada, como um sistema, como tem que ser: o Sistema Único da Assistência Social, o SUAS.
.
Mas como toda mudança, trocar o cenário real pelo ideal leva tempo, empenho, (des)construção de conceitos, compreensão, compromisso e muito trabalho. Uma nova realidade precisa ser criada para que uma nova lógica possa se desenvolver, e nos primeiros passos é que se muda o rumo da caminhada. Começando por tirar do papel a teoria, para que ela se efetive de forma prática na vida da população. E foi com base na premissa básica dos direitos humanos, de tratar os desiguais de forma desigual para garantir condição de igualdade, que a Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Surubim, trouxe a acessibilidade para a Festa de São Sebastião deste ano. Com a utilização de rampas de acesso complementando o corredor em alguns trechos da avenida, o deslocamento de pessoas com dificuldade de locomoção fica facilitado. É a prefeitura de Surubim reafirmando o seu compromisso de cuidar das pessoas!

Notícias Recentes