São Sebastião, padroeiro de Surubim!

Ornamentação da entrada da 91ª Festa de São Sebastião de Surubim | Foto: Surubim News

Ornamentação da entrada da 91ª Festa de São Sebastião de Surubim | Foto: Surubim News

FÉ CRISTÃ & TRADIÇÃO ///
De acordo com apócrifos, (São) Sebastião foi um mártir que se tornou santo para a Igreja Católica. Em vida, ele alistou-se como soldado no exército romano no final do Século 3 d.C., a fim de propagar sua fé no Cristianismo, contrariando o Paganismo dominante da época. 
Sua benevolência disseminada por uma postura acolhedora perante outros cristãos o levou a ser perseguido e declarado culpado de traição pelo imperador Diocleciano, que ordenou que o mesmo fosse executado com flechadas (eis o motivo da representação icônica com flechas perfurando seu corpo). Apesar disso, (São) Sebastião sobreviveu à tortura, sendo encontrado e socorrido por (Santa) Irene.
.
Contudo, ao saber disso, Diocleciano novamente o perseguiu e ordenou aos seus homens que o espancassem até a morte. Independente da veracidade dos fatos que o descrevem, a figura de São Sebastião sintetiza a luta incessante por ideais diante da discriminação e opressão alheia. Por isso que sua história é tão emblemática, perdurada como exemplo até os dias de hoje, seja para devotos ou mesmo outros que o têm como referência ideológica.
.
Em Surubim, há um elo íntimo entre o santo católico e a população. Trata-se de um dos padroeiros do nosso município, que possui igreja e avenida homônimas para homenageá-lo. No mês de janeiro é realizada a tradicional Festa de São Sebastião, que em 2017 registra a sua 91ª edição. Regida por parques de diversão, barraquinhas temáticas, encontros de amigos, programa de namorados, passeio de famílias, shows com bandas farristas… Mas, principalmente, tendo como protagonismo missas diárias, procissão, devoção e a renovação da fé cristã.
Imagem de São Sebastião em “plano americano”. | Foto: Surubim News

Imagem de São Sebastião em “plano americano”. | Foto: Surubim News

Notícias Recentes