Surubim: em menos de 24h, choveu quase 80% a mais do que o esperado para o mês inteiro

A população de Surubim viu nesta sexta-feira (19), um temporal de intensidade jamais registrada na sua história. Segundo o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do município, José Mariano Filho, a precipitação foi de 174,6 mm. A informação foi repassada ao gestor pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o maior acumulado de chuva em um dia na cidade, até então, foi 146,6 mm, em 14 de junho de 1966, portanto, há 54 anos.

Alagamento na Rua Sete de Setembro, Centro, Surubim. | Foto: Lulu/Surubim

A média de chuva para junho, período mais chuvoso do ano em Surubim, é de 98,5 mm, relata a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima). Dessa forma, choveu em poucas horas 77% a mais do que o esperado para o mês inteiro. Ainda segundo a Apac, as chuvas de junho já vinham superando as expectativas com um percentual acumulado de 118% em relação à média.
 
O temporal teve início por volta do meio-dia, mas a partir das 14h30, a intensidade aumentou e permaneceu forte até por volta das 17h30, com breves intervalos de estiagem. À noite voltou a chover mas, em menor quantidade.
 
(fonte: Correio do Agreste)

Notícias Recentes