Taxa de desemprego fica estável em 14,6%, mas informalidade atinge 40%, aponta IBGE

RIO – Pouco mais de um ano após o início da pandemia, a crise no mercado de trabalho ainda ensaia recuperação. No trimestre encerrado em maio, a taxa de desemprego ficou estável num patamar elevado de 14,6%, com quase 15 milhões de desempregados no país.
 
Dados da Pnad Contínua, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, revelam que o brasileiro está voltando a procurar emprego e recorrendo cada vez mais à informalidade em meio ao avanço da vacinação e a retomada das atividades econômicas.
 
A taxa de informalidade vem subindo desde maio do ano passado, após o impacto inicial da pandemia. Atualmente o indicador já está em 40%, o equivalente a 34,7 milhões de informais de um total de 86,7 milhões de trabalhadores.
 
Antes da pandemia, em fevereiro do ano passado, a população ocupada informal beirava os 40,6%, o que equivale a cerca de 38 milhões de pessoas nesta posição num total de 94,4 milhões de trabalhadores.
 
— O controle da pandemia e a volta do funcionamento das atividades econômicas motiva as pessoas a procurarem mais trabalho. A questão é elas serem absorvidas pelas empresas e empreendedores — diz Adriana Beringuy, analista da pesquisa.
 
Ao todo, ainda falta trabalho para 32,9 milhões de brasileiros. É a chamada mão de obra “desperdiçada”, pois engloba os desocupados, subocupados e aqueles que desistem de procurar trabalho.
 
(fonte: O Globo)

Notícias Recentes