TCCs de estudantes do Polo Surubim são aprovados na UFRPE

Sete estudantes do Bacharelado em Administração Pública ofertado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Surubim, defenderam neste sábado (25), durante sessão promovida no campus-sede da instituição, em Recife, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e obtiveram 100% de aprovação. O curso é realizado no município através de uma parceria com o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Destacaram-se na apresentação, as pesquisas: “O problema da gestão ambiental na cidade de Frei Miguelinho – PE”, de Jackson José Ferreira de Moura (orientado por Bárbara Camila Bomfim de Souza); e “Transportes de frota em municípios: Gestão no município de Casinhas/PE”, escrito por Suely Diniz (e supervisionado por Raquel de Oliveira Santos Lira), que receberam indicações para publicação.

TCCs de estudantes do Polo Surubim são aprovados na UFRPE. Três trabalhos recebem indicações para publicação | Foto: Divulgação

TCCs de estudantes do Polo Surubim são aprovados na UFRPE. Três trabalhos recebem indicações para publicação | Foto: Divulgação

Outro destaque foi o trabalho intitulado “Avaliação da superlotação e da assistência jurídica na penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro – PE”, de Josivaldo Lopes do Nascimento (acompanhado pela professora Liliane Aparecida da Silva Santos), que conquistou a nota máxima: 10.

Além desses, mais quatros trabalhos foram apresentados e aprovados: “A gestão ambiental na administração pública municipal com vistas a sustentabilidade: estudo de caso em Santa Maria do Cambucá” de Adílio Manoel da Silva; “Gestão financeira na unidade escolar: aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE”, de Ana Lucia de Lima Cavalcante e “Evolução histórica – do Departamento de Pessoal à Gestão Estratégica de Pessoas: o que mudou no perfil do gestor público?” de Maria Gilvanda Santos da Silva. Todos orientados por Nadja Medeiros Justino da Silva. Ainda “Qualidade no atendimento no serviço público em saúde: analise em uma unidade básica de saúde do município de Surubim – PE” de Maria José Costa de Lima, supervisionado por Liliane Aparecida da Silva Santos.

“As pesquisas, apresentadas no mesmo dia que as desenvolvidas por estudantes de outros polos de apoio presencial situados no Estado, ganharam notoriedade. Eles demonstram a capacidade dos estudantes que estão sendo formados em Surubim, refletindo também os esforços da universidade, para capacitar profissionais críticos nesta área do conhecimento, em diferentes áreas de atuação na Administração Pública e, claro, dos próprios discentes. Estamos não somente formando profissionais, mas dando as ferramentas para que eles transformem a realidade dos contextos nos quais estão inseridos (atualmente, temos alunos de municípios como Casinhas, Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá, por exemplo)”, observa Diogenes José Pereira Barbosa, tutor presencial da UFRPE e que acompanha os estudantes nas atividades semanais desde o 5º período.

Já o coordenador do Polo Surubim, Rubens Karman, destaca a dedicação dos estudantes e o compromisso das instituições envolvidas na graduação. “O resultado que concluímos com o desempenho dos nossos alunos nas apresentações é, sem sombra de dúvida, um reflexo da qualidade e empenho do nosso alunado, em conjunto com comprometimento entre a Universidade Rural e o Polo Surubim. Cito, também, a disposição e a colaboração do município, em especial, a Secretaria de Educação, em tratar a educação superior como uma prioridade”, afirma.

(fonte: Prefeitura Municipal)

Notícias Recentes