Petróleo é tema esperado no Enem

(fonte: Diário de Pernambuco)

Ele é fonte de riqueza e orgulho para o país, mas se encontra no foco das discussões das eleições presidenciais. O fato, é que o tema petróleo pode ser explorado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontece nos dias 8 e 9 de novembro. Se o petróleo brasileiro não é muito rico em hidrocarboneto, como afirmam os professores, o assunto, porém, é substancial em várias disciplinas. Pode cair questões nas áreas de química, geografia, biologia e até história. Pela “riqueza” do conteúdo, o ouro negro é o segundo tema da nossa série Revisando para o Enem.

Em 2006, devido a grandes investimentos dentro da Petrobras, o Brasil se tornou autossuficiente. “Mas não bastou a autossuficiência, porque o nosso petróleo é pobre em hidrocarboneto para fazer subprodutos como querosene, óleo diesel, gasolina, nafta, polietileno. Nós precisamos de muito hidrocarboneto e evidentemente um volume de petróleo cada vez maior”, explica Anderson Leineker, professor de Geografia do Colégio Motivo.

Foto: Petrobras/ ABr

Foto: Petrobras/ ABr

Segundo ele, a prioridade da Petrobras é o refino do óleo diesel, que é subsidiado. A razão é que 53% do nosso transporte de carga é rodoviário.. Já o professor de Química, Gilberto Mesquita, aposta na exploração de toda a cadeia derivada do petróleo nas questões do Enem. “O petróleo é uma mistura de milhares de compostos e a separação destes é um tópico que costuma ser cobrado: a gasolina, óleo diesel, óleo lubrificantes, gás, o que a gente conhece como produtos na verdade são frações do petróleo”, explica.

Em Biologia, o professor Henrique Azevedo pede para focar nos impactos ambientais da extração do petróleo em águas profundas. “Dentro desse assunto, o Enem sempre cobra a biotecnologia, bactérias que foram modificadas em laboratório e promovem a degradação do petróleo em casos de vazamentos”, observa.

Notícias Recentes