Temperatura diminui durante a semana em Surubim, após máxima de 36º

No sábado (7), Surubim ficou entre as cidades pernambucanas que registraram maior temperatura naquele fim de semana, chegando à máxima de 36.º C, numa lista que contava com os municípios de Floresta (40,7ºC) Petrolina (40,1.ºC), Salgueiro (39,5.ºC), Cabrobó (39,5.ºC), Arcoverde (37,3.ºC) e Brejão (36.ºC), segundo dados divulgados pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
 
O recorde de temperaturas no Estado foi destaque na imprensa estadual e o calor em Surubim chegou a ser até pauta de reportagens da TV Jornal e do portal NE10, do mesmo grupo de comunicação, mas com uma informação errada, de que a cidade teria registrado 46.ºC. O fato teve intensa repercussão em redes sociais, mas a própria Apac confirmou que os termômetros não chegaram a esse número no município. “O valor real foi 36.ºC. Acredito que deve ter ocorrido algum erro na transmissão da informação de 46.ºC, que é muito mais alta que o registrado”, explicou o meteorologista Fabiano Prestrelo, da Apac, em entrevista na Rádio Integração FM. “A temperatura mais alta que registramos no nosso monitoramento foi 41,3.ºC em novembro de 2015, nas cidades de Serra Talhada e Ouricuri, no Sertão”, completou.
 
Depois do pico de 36.ºC, a temperatura começou a diminuir em Surubim, com os termômetros ainda registrando muito calor, mas em números menores. Ao longo da semana, as máximas foram caindo para 33.ºC até chegar a 31.5ºC neste domingo (15), conforme dados fornecidos pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), instalada no município, utilizada também como fonte de informação da Apac. Ainda de acordo com os números da estação, a temperatura mais alta registrada neste final de ano em Surubim foi 38,1.ºC, às 14h, de 24 de novembro.
 
(Fonte: Correio do Agreste)

Notícias Recentes