Toyoteiros com orgulho e amor

À esquerda Biu, no centro Nildo e à direita Regis | Foto: Surubim News/Divulgação

À esquerda Biu, no centro Nildo e à direita Regis | Foto: Surubim News/Divulgação

PEDINDO PASSAGEM ///
A (má) fama deles não traduz ao pé da letra o que realmente são. Claro, há excessos e irregulares, às vezes são bastante folgados. Mas infrações e abusos no trânsito passam longe de ser exclusividade dos ditos “toyoteiros”. O neologismo se aplica aos motoristas e cobradores de transportes muito populares no agreste pernambucano. Os jipes da Toyota que são customizados na nossa região desde os anos 80, quando ganharam espaço e aos poucos foram ofuscando as saudosas Rurais.
 
Apesar da aparência rudimentar e da paralisação na fabricação anos atrás, as Toyotas mantêm-se como transportes coletivos necessários para muitas pessoas, diariamente. Seja para se locomover de uma cidade para outra, adentrar em comunidades rurais ou, simplesmente, no caso de Surubim, sair do Centro e seguir para a Chã e o Coqueiro.
 
Um trajeto muito popular é o feito até Toritama e Santa Cruz. Que há dez anos é a rota de Biu (motorista) e dos seus amigos cobradores, Regis e Nildo. Todos os dias os três estão na Rua João Batista, próximo ao Bar de Faé, pegando passageiros e divertindo quem passa. Porque a máxima de um toyoteiro é ser brincalhão, acima de tudo. E, claro, trabalhador. Afinal, não é fácil pelejar pelo seu sustento e ser constantemente discriminado. Apesar disso, não lhes faltam sorrisos no rosto e simpatia. Fazendo do trabalho um estilo de vida, tão enraizado nas nossas tradições.
Foto: Surubim News/Divulgação

Foto: Surubim News/Divulgação

Foto: Surubim News/Divulgação

Foto: Surubim News/Divulgação

Notícias Recentes