Nosso trânsito, nossa responsabilidade

Faz parte do processo evolutivo do mundo contemporâneo, o desordenado crescimento urbano é sentindo em muitas metrópoles e centros menores. Obras sem planejamento devido e leis burladas pela conveniência de minorias, agridem vários setores da sociedade. Os problemas no trânsito envolvem, além das indústrias de automóvel, a conscientização coletiva e o dever para com a cidadania. Governantes, motoristas e pedestres precisam caminhar juntos, numa sintonia fincada em ideias prósperas. Muitas pessoas não pensam assim e hipocritamente exigem de outros sem admitirem que também vêm falhando.

Em Surubim, inúmeras mudanças foram notadas ao longo dos últimos anos. Sinalizações, semáforos e alterações na dinâmica (outrora pacata) da nossa cidade são reflexos do aumento do fluxo de veículos no entorno das principais ruas e avenidas. A Secretaria de Defesa Social comandada por Reginaldo Dantas vem conseguindo conquistas importantes em 2014, com aval da Prefeitura Municipal. Vale salientar que a utilização de vias públicas não é privilégio de veículos motorizados. Veículos não motorizados, “animais de tração” e pedestres também têm responsabilidades.

A educação (ou reeducação) no trânsito requer reciprocidade social, sustentada pela boa convivência. Deste modo, projetos esperançosos podem vingar e trazer benefícios para toda população. Assim sendo, é necessário atuar e cooperar com ações, sugestões; ter habilitação para dirigir e habilidade para exigir por justa causa, desacelerando a revolta causada pelos estresses do cotidiano. Eis o ponto de partida que devemos utilizar para nos apoiar velozmente na necessidade de evoluir em conjunto.

O vídeo abaixo é referente a um desenho da Disney dos anos 50, protagonizado pelo simpático Pateta. Apesar do registro ser muito antigo, ilustra uma situação bem atual. Talvez você se identifique com o “Senhor Walker/Wheeler”, quer apostar? Confira:

[youtube width=500 height=320]RMZ3bsrtJZ0[/youtube]

Pare! Pense, repense e depois… Siga! O caos não é de hoje, como podemos constatar no Correio do Agreste do dia 01 de novembro de 1996.

 

Notícias Recentes