Túlio em prol da juventude!

Túlio Vieira ao lado de jovens estudantes na Casa das Juventudes | Foto: Secretaria da Juventude

Túlio Vieira ao lado de jovens estudantes na Casa das Juventudes | Foto: Secretaria da Juventude

OPINIÃO ///
 
A credibilidade da informação é premissa básica do jornalismo. Antes de noticiar algo é preciso averiguar, colhendo dados plausíveis acerca daquilo que está em foco. Porém, a assessoria (amadora) de Ana Célia, infiltrada em blogs moldados por sensacionalismo barato, casualmente espalham mentiras a fim de confundir a população. A última é que, aproveitando-se de uma fala do prefeito sobre o potencial político de Guilherme Nóbrega, eleitores do PSB cinicamente compactuaram com uma notícia desonesta sobre Túlio e a valorização dos jovens. E isso é deveras injusto!
.
“A Casa das Juventudes foi uma conquista para o município devido à persistência de Túlio Vieira. Na época, em 2014, Eduardo Campos impôs barreiras e nos virou a cara. Só quando João Lira assumiu o seu lugar como Governador de Pernambuco é que existiu uma abertura e, assim, Surubim foi contemplado. Todavia, apesar da doação de 10 computadores, impressora, projetor, filmadora e afins, não há repasse estadual para o espaço. Ou seja, a manutenção e outras conquistas são méritos exclusivos do Governo Municipal desde o início. Passando por atividades como cinejuventude, cursos profissionalizantes, curso pré-vestibular, curso pré-militar… Realização de palestras, trabalho integrado com o Conselho Tutelar, psicoterapia individual e de grupo, ações preventivas, etc. Com centenas de jovens sendo beneficiados diretamente. Pois é, se dependesse do Governo Estadual, a Casa das Juventudes estaria na UTI, sem nenhum apoio significativo.” explica Fátima Sousa, Assistente Social e Secretária da Juventude.
A Secretária da Juventude, Fátima Sousa | Foto: Divulgação

A Secretária da Juventude, Fátima Sousa | Foto: Divulgação

Sim, vale salientar que a Secretaria Municipal da Juventude foi criada em 2011, na gestão de Flávio Nóbrega. Mas só de fachada! Não existia espaço físico nem atividades. Servia apenas como pretexto pra empregar pessoas ociosas, que “fingiam” que trabalhavam na função e recebiam pra isso. Em outras palavras: dinheiro público sendo direcionado para “empregos fantasmas”.
.
Bem, mas voltando ao que Túlio insinuou sobre a maturidade política de Guilherme Nóbrega: ora, o prefeito pode até ter se precipitado, quiçá se equivocado. Mas como não comparar a história do seu vice, Josafá – um médico e vereador cheio de serviços prestados -, com a de um garoto que está inserido numa candidatura pra fortalecer um conchavo que visa o poder, acima dos interesses do povo? Afinal, enquanto a filha do homem mais poderoso do mundo, Barack Obama, começa como caixa de lanchonete nos Estados Unidos, Guilherme segue os passos de João, o filho de Eduardo Campos que virou Chefe de Gabinete de Paulo Câmara. Provando que o PSB acha que Pernambuco é feudo da Família Campos e aqui em Surubim dos Farias e dos Nóbrega.
.
Em suma, apesar dos pesares e, claro, da necessidade de novos avanços no lazer (a criação de um skatepark, por exemplo), é sabido que os jovens têm vez em Surubim. Principalmente os mais humildes e menos centralizados, que não necessariamente se encontram numa certa militância oposicionista, tomada por oba-oba e despolitização. Portanto, não vale analisar mediocremente algo e/ou alguém. Tem que haver propriedade pra falar sobre as demandas surubinenses. A crítica só tem sentido quando não pende para uma análise superficial (e partidária). Fica a dica!

Notícias Recentes