Uruguai punirá estabelecimentos que promoverem turismo de maconha

(fonte: G1)
 
Uruguai vai impor duras punições aos estabelecimentos hoteleiros que promovam o turismo da maconha como parte de suas ofertas aos estrangeiros que visitam o país, disse nesta quarta-feira (3) à Agência Efe o secretário-geral da Junta Nacional de Drogas (JND), Diego Olivera. 
“Os locais estão expostos a sanções, certamente. De fato, no ano passado, as punições foram aplicadas com firmeza e é esperado, na medida em que for necessário, que isto volte a acontecer”, afirmou Olivera.
 
No entanto, o secretário-geral da JND ressaltou que os episódios de venda e promoção de maconha para turistas, na sua avaliação, “não são generalizados”“Existe, é verdade, como existiram ao longo do tempo, inclusive antes da regulamentação. Para isso, o Estado tem diferentes estratégias de prevenção, comunicação, dissuasão e, em última instância, de controle e aplicação da lei quando esta não é respeitada”, assegurou Olivera.
 
O secretário-geral da JND reiterou que o Instituto de Regulamentação e Controle da Cannabis (IRCCA) “faz o seu trabalho” relativo à fiscalização em conjunto com Ministério do Interior, com operações específicas na faixa costeira, não só em relação à maconha, mas também a outras formas de tráfico ilícito.
 
“A normativa existente não deve ser modificada, uma vez que é bastante clara a respeito. Melhoramos e aprofundamos o trabalho de coordenação e fiscalização porque, em um tempo curto, as vias de acesso à maconha se ampliaram”, indicou Olivera. O secretário-geral da JND, no entanto, disse que entre as distintas formas de coordenação que o IRCCA realiza estão trabalhos de campo, visitas à totalidade das cooperativas de associados, coordenação com a polícia e o Poder Judiciário, trabalhos de inteligência e recebimento de denúncias.
 
Em dezembro, o governo uruguaio descartou a venda de maconha no país para visitantes estrangeiros, uma vez que a figura de turismo da maconha não existe nesse país, e enfatizaram os controles de consumo e venda ao longo da temporada do verão. O Uruguai se transformou no primeiro país do mundo a controlar do princípio ao fim a produção e o comércio de maconha de uso recreativo, com a implementação da comercialização dessa substância em farmácias.

Notícias Recentes