Vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 31 de maio em Casinhas

Foto: Google Imagens/Reprodução

Foto: Google Imagens/Reprodução

Criadores de bovinos e búfalos do município de Casinhas têm até o próximo dia 31 deste mês para agendar com a Secretaria de Agricultura a vacinação contra a febre aftosa dos seus animais. A campanha teve início no dia 1º de maio e ocorre em duas etapas: uma vacina este mês e a próxima no mês de novembro. O período é estipulado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A vacinação é obrigatória.
 
“Os agricultores podem comprar a vacina nas farmácias credenciadas em Surubim. O preço pode variar em alguns estabelecimentos. A não vacinação dos animais pode acarretar em multa no valor de R$ 60 e o criador pode ficar impossibilitado de adquirir recursos do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, informou o secretário de Agricultura de Casinhas, André Ferreira.
 
DOENÇA — A febre aftosa é transmitida pelo contato com os animais doentes ou por meio de secreções e utensílios utilizados no manejo desses animais. Quem lida com os animais deve tomar uma série de cuidados, pois o vírus pode ser levado em roupas, calçados, baldes, cabrestos e nas próprias mãos. O rebanho atingido pela doença fica com a produção de leite e carne comprometida. Seus animais perdem valor, prejudicando o comércio municipal, estadual, nacional e internacional de carne, leite e outros produtos. Para evitar esse mal, é só vacinar.

Notícias Recentes