BJ: vacinação contra poliomielite e sarampo

Posto de Saúde em Bom Jardim | Foto: Prefeitura de Bom Jardim

Posto de Saúde em Bom Jardim | Foto: Prefeitura de Bom Jardim

Saúde /// O Governo Municipal do Bom Jardim por meio da Secretaria de Saúde iniciou no último sábado (08 de novembro) o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A campanha segue até o dia 22 de novembro em todas as unidades básicas de saúde do município. O atendimento fica aberto das 08h às 16h. A vacina contra poliomielite (paralisia infantil) estará disponível para crianças a partir de 6 meses de idade e até 5 anos.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral. Algumas infecções mais graves podem se estender até o tronco encefálico e ainda para estruturas superiores, resultando em polioencefalite, que provoca apneia, a qual requer ventilação mecânica com o uso de um respirador artificial. (fonte: wikipédia)

O sarampo é o nome de uma doença viral e uma infecção do sistema respiratório, causada por um paramixovírus do gênero Morbillivirus. É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. (fonte: wikipédia)

Notícias Recentes