Volume de água nas barragens preocupa em Pernambuco

Além das constantes chuvas que vem caindo em Pernambuco há 16 dias, outro fator de preocupação diante do cenário local atual está nas barragens. De acordo com o último balanço divulgado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Recife e sua Região Metropolitana, além do Agreste e da Mata Norte do Estado, registraram grande acúmulo no volume de água nas suas barragens. Umas foram identificadas com a capacidade máxima, enquanto outras estão jorrando.
 
As conhecidas Botafogo e Tapacurá registraram aumento contínuo em seus volumes. A primeira, atualmente está com 93,34% de preenchimento, enquanto a segunda já ultrapassou 98%.
 
Já na Zona da Mata e no Agreste, outras três de destacam. Prata tem 81,38%, enquanto Jucazinho aumentou para 16,45%. No caso de Poço Fundo, o número foi mantido em 17,28%.
 
A listagem das barragens que estão com capacidade máxima compreende seis. São elas: Várzea do Una, em São Lourenço da Mata; Duas Unas, no Jaboatão dos Guararapes; Pirapama e Sicupema, no Cabo de Santo Agostinho; e Utinga e Bita, no Ipojuca.
 
Além disso, doze mananciais (fontes) estão com sua capacidade preenchida ou já vertendo (jorrando água). É o caso de Mandaú, Inhúmas, Cajueiro, Santana II, São Jacques, Pedra Fina, Pau Ferro, Siriji, Caianinha, Orá/Cursaí, Tiúma e Tabocas.
 
APAC
 
De acordo com o último boletim da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), Tamandaré foi a cidade onde teve o maior aumento de volume de água neste dia, totalizando 162 milímetros. Depois, está Rio Formoso, com 118; e Recife na sequência, com um milímetro a menos. O município do Paulista é o quarto da lista, registrando 110. Já Olinda, teve 109 milímetros. Jaboatão dos Guararapes ficou em 107.
 
Tragédia
 
Além do aumento no número de óbitos em Pernambuco desde o início da tragédia, que agora soma 129 mortes, nesta terça-feira (7), também foram atualizados os dados numéricos de desabrigados, que é de 9.134; e o de desalojados, que está em 119.523.
 
(Fonte: Diario de Pernambuco)

Notícias Recentes