Moradores comemoram conclusão das obras de limpeza e recuperação da Barragem de Vertente do Heráclio

Barragem de Vertente do Heráclio após a conclusão dos serviços de limpeza, desassoreamento e recuperação realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Casinhas (Foto: Henrique Silva/Divulgação)

Barragem de Vertente do Heráclio após a conclusão dos serviços de limpeza, desassoreamento e recuperação realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Casinhas (Foto: Henrique Silva/Divulgação)

CASINHAS —
Em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, a Prefeitura de Casinhas finalizou no mês de junho as obras de limpeza, desassoreamento e recuperação da barragem de Vertente do Heráclio. Os serviços na barragem, que atende cerca de mil famílias do município, tiveram início em fevereiro deste ano e contaram com um aporte estadual de R$ 300 mil. A conclusão da obra foi bastante comemorada pelos moradores das comunidades que ficam próximas ao reservatório.
Damião: “Pra gente da agricultura foi uma grande riqueza, principalmente para os verdureiros que precisam da água para irrigar suas hortaliças”

Damião: “Pra gente da agricultura foi uma grande riqueza, principalmente para os verdureiros que precisam da água para irrigar suas hortaliças”

A reportagem do Blog MAIS CASINHAS — em companhia do secretário de Infraestrutura de Casinhas, Marlon Andrade, um de seus auxiliares na pasta, Bruno Camêlo, o locutor Gerrard Vasconcelos e o fotógrafo Henrique Silva — esteve nas comunidades de Vertente do Heráclio e Gruta Funda para ouvir a opinião de alguns moradores a respeito da importância da obra. “Pra gente da agricultura foi uma grande riqueza, principalmente para os verdureiros que precisam da água para irrigar suas hortaliças”, destacou o agricultor Damião Ribeiro Pereira, 51 anos, referindo-se aos moradores locais que tradicionalmente investem na agricultura de subsistência com o cultivo de verduras e legumes para comercialização nas feiras livres da região.
Antônio: "Igual a essa limpeza nunca vi na minha vida. Obra melhor do mundo porque vai beneficiar muita gente"

Antônio: “Igual a essa limpeza nunca vi na minha vida. Obra melhor do mundo porque vai beneficiar muita gente”

O agricultor José Januário Gomes, também conhecido como “Pitôta”, 57 anos, do sítio Gruta Funda, é um desses moradores. “Estou feliz demais da minha vida com essa limpeza da barragem. É uma obra que vai beneficiar as famílias de toda esta região, principalmente aquelas que, como eu, sobrevivem das plantações de verdura”, comemorou. “Temos que agradecer ao prefeito [de Casinhas, João Camêlo] porque sem a iniciativa dele junto ao governador [de Pernambuco, Paulo Câmara] a limpeza nunca seria realizada. Tem que falar a verdade porque a gente só ouvia promessa que nunca era cumprida. Estou com 57 anos e nunca vi uma máquina chegar lá pra fazer uma limpeza tão completa como agora”, avaliou.
(Fotos: Henrique Silva/Divulgação)

(Fotos: Henrique Silva/Divulgação)

“Foi bom demais. Igual a essa limpeza nunca vi na minha vida. Obra melhor do mundo porque vai beneficiar muita gente”, frisou Antônio de Andrade Barbosa, 52 anos, outro plantador de verduras de Gruta Funda. “Foi uma obra de extrema importância para as famílias daqui. A gente esperava por esta limpeza há muitos anos”, disse a moradora Juliana Xavier, comungando com a opinião dos dois agricultores.
"A obra durou exatamente 4 meses e 2 dias. Era um sonho antigo. A barragem foi construída em 1958 e nunca havia sido limpa", contou o prefeito João Camêlo (Fotos: Henrique Silva/Divulgação)

“A obra durou exatamente 4 meses e 2 dias. Era um sonho antigo. A barragem foi construída em 1958 e nunca havia sido limpa”, contou o prefeito João Camêlo (Fotos: Henrique Silva/Divulgação)

“Muita gente não acreditava que o prefeito iria conseguir conquistar a realização desta importante ação que eu considero muito importante para a nossa região, porque, além de tudo, a barragem de Vertente do Heráclio é um ponto histórico da nossa comunidade. Quando o prefeito fez a proposta da limpeza eu sempre acreditei porque quando ele promete, cumpre. Muitas pessoas, mesmo quando as máquinas começaram a chegar, duvidaram, disseram que era uma tapia, mas agora estamos vendo a obra concluída”, contou a professora Josefa Rosilane da Silva, 49 anos.
 
Em entrevista concedida no início desta semana na Rádio Integração FM, o prefeito João Camêlo (PSB) ressaltou que a realização da obra era aguardada há muito tempo atrás pela população de Casinhas. “E agora, graças a Deus, ela foi concluída. Foram exatamente 4 meses e 2 dias. Era um sonho antigo. A barragem de Vertente do Heráclio foi construída em 1958 e nunca havia sido limpa. Inclusive, ela chegou a abastecer Surubim, no início, e depois ficou abastecendo Casinhas. Mas aí, devido a problemas que aconteceram e depois que veio a água de Jucazinho para Casinhas, o reservatório ficou servindo às comunidades ali vizinhas, como Gruta Funda, Serra Verde e Cachoeira“, relatou.

Notícias Recentes