Veja quais grupos estão se enfrentando em Guta Oriental na Síria

(fonte: G1)
 
A região síria de Guta Oriental, localizada nos arredores da capital Damasco, é palco de um acirramento da guerra civil. A área está desde 2012 sob o comando de grupos rebeldes. Há cerca de um mês, o governo de Bashar al-Assad e seus aliados intensificaram ofensivas contra os territórios que estão fora de seu controle.
 
Guta Oriental sofreu vários dias consecutivos de bombardeios, que deixaram mais de 700 civis mortos. Segundo a ONU, 76% das residências foram devastadas, e grande parte dos 400 mil moradores se mudou para abrigos subterrâneos. Há restrição à entrada de ajuda humanitária.
 
Entenda a crise na região
 
Além disso, há suspeitas de que um ataque químico, com gás de cloro, tenha ocorrido na região. Médicos que atendem a população local disseram ter tratado pessoas com problemas respiratórios sintomáticos de exposição a essa substância após bombardeios aéreos realizados pelo governo sírio – que negou as acusações.
 
Diversos grupos armados estão presentes em Guta Oriental. Além de enfrentarem as forças do governo sírio, os rebeldes também combatem entre si. Saiba mais sobre as partes do conflito, de acordo com informações do BBC Monitoring.

Notícias Recentes