Em discurso, Danilo Cabral destaca obra hídrica em Surubim

O deputado federal Danilo Cabral | Foto: Facebook

O deputado federal Danilo Cabral | Foto: Facebook

(fonte: Assessoria de Danilo Cabral)
.
O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) registrou, em discurso no Plenário da Câmara Federal, na manhã desta terça-feira (2), o início da recuperação da ligação entre a Barragem Palmeirinha (Pedra Fina) e Surubim, que melhorará o abastecimento de água do município. O parlamentar falou sobre a visita que fez ao canteiro de obras ao lado do presidente da Compesa, Roberto Tavares, e do secretário de Agricultura, deputado estadual licenciado Nilton Mota na última segunda-feira (1º).
 
Segundo o deputado, a solução estruturante pensada para a questão hídrica de Pernambuco é a Transposição do Rio São Francisco, que levará água para o Sertão e o Agreste, região com o pior balanço hídrico de todo o Brasil. Mas, com o atraso da conclusão da obra, o Governo do Estado criou alternativas para o abastecimento do Agreste, a interligação de sistemas hídricos da Zona da Mata, como os de Pirangi e Siriji, com os do Agreste, como o Prata e Jucazinho. “Enquanto essas obras não são concluídas, o governador Paulo Câmara autorizou que fosse feita a ligação da Barragem de Pedra Fina com Surubim”, explicou Danilo Cabral.
 
Até 2001, o município de Surubim era abastecido por Pedra Fina, mas, com a instalação do Sistema Jucazinho, esse ramal foi desativado. A cidade passou a receber água da Barragem de Jucazinho, que está em colapso, com 0,36% da sua capacidade, comprometendo o abastecimento de água de Surubim. Hoje, o município tem um rodízio de dois dias com água e 28 dias sem água. “Essa obra vai requalificar 30 quilômetros de tubulação e vai permitir que Surubim seja abastecida com maior regularidade”, afirmou.
 
A ligação entre Pedra Fina e Surubim receberá um investimento de R$ 2,8 milhões de recursos do próprio Governo do Estado. Em um prazo de 60 dias, a água deve chegar ao município. “É uma satisfação ver uma demanda de Surubim ser atendida. Foi durante o Seminário Todos por Pernambuco, no ano passado, que a população apresentou o pedido ao governador Paulo Câmara e, como filho da terra, quero agradecer a compreensão do governador em ter nos atendido”, concluiu o deputado.

Notícias Recentes