Feras já podem consultar vagas do Sisu

(fonte: JC)

As inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), só começarão na próxima semana ( de 19 a 22 de janeiro). Mas a partir desta segunda-feira (dia 12), os candidatos já poderão acessar o sistema, no endereço www.sisu.mec.gov.br. Com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverão ser divulgadas amanhã, os estudantes terão à disposição 205.514 vagas em 5.631 cursos superiores. Com a possibilidade de estudar em uma das 59 universidades federais ou 38 institutos federais, é fundamental conhecer as regras com antecedência.

O edital do Sisu, que reúne as principais informações do programa, foi publicado no Diário Oficial da União no dia 2 de janeiro e está disponível no site do MEC (www.mec.gov.br). Além de lê-lo, o estudante deve também conferir, na página do Sisu, o link que esclarece as principais dúvidas dos participantes. Há explicações sobre o sistema em si, as inscrições, as notas do Enem, as modalidades de concorrência, o resultado e a matrícula e a relação entre Sisu e Prouni (Programa Universidade para Todos, também do MEC).

De olho nas vagas do Sisu, Julio César quer ocupar vaga de engenharia na UFPE. Foto: Guga Matos / JC Imagem

De olho nas vagas do Sisu, Julio César quer ocupar vaga de engenharia na UFPE. Foto: Guga Matos / JC Imagem

No total, em Pernambuco, serão 11.763 vagas. Se forem somadas todas as vagas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), incluindo a oferta nos câmpus fora do Estado (na Bahia e no Piauí), esse número passa para 12.413. Única estreante no sistema, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é que tem a maior oferta de vagas, 6.542. Integram também, do Estado, a Federal Rural (com 3.540 vagas) e os Institutos Federal de Pernambuco (IFPE), com 382 vagas, e do Sertão Pernambucano (IF Sertão), com 579 vagas.

Uma novidade no processo seletivo deste ano é que não há mais duas chamadas. Até o ano passado, o MEC informava os aprovados. Em seguida, realizava uma segunda chamada, com as vagas ociosas da primeira convocatória. Com o objetivo de agilizar o sistema, foi extinta a segunda chamada. “Pelo que ouvi de representantes de universidades que participam do Sisu há mais tempo, a mudança é positiva porque vai dar mais celeridade no preenchimento das vagas”, destaca a pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral.

O estudante deve ficar atento ao período em que estará aberta a inscrição para participar da lista de espera (de 26 de janeiro a 6 de fevereiro). Ele só poderá se inscrever para concorrer novamente na primeira opção de curso. Caberá às universidades administrar as listas de espera. Serão também as instituições que definirão, cada uma, o cronograma para matrícula após a primeira chamada.

Fera de engenharia, Júlio César de Oliveira e Silva Júnior, 18 anos, vai colocar a UFPE como primeira opção. “É onde espero conseguir vaga. Como segunda alternativa, vou me inscrever para engenharia civil na Federal do Rio Grande do Norte. Já visitei Natal e acho uma cidade legal. Também porque conheço algumas pessoas lá que poderão dividir apartamento, caso eu seja aprovado na UFRN”, comenta o rapaz.

Notícias Recentes