Maria Laís, do São Luiz, vai representar Casinhas nas semifinais do Ler Bem 2017

A secretária de Educação Verônica Geriz premiando Maria Laís com uma bicicleta. A estudante do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio São Luiz vai representar o município de Casinhas nas semifinais do Ler Bem 2017.

A secretária de Educação Verônica Geriz premiando Maria Laís com uma bicicleta. A estudante do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio São Luiz vai representar o município de Casinhas nas semifinais do Ler Bem 2017.

A aluna Maria Laís, da Escola Municipal São Luiz, localizada no Centro de Casinhas, representará esta cidade nas semifinais do 7º Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). A estudante foi escolhida durante a realização da etapa classificatória municipal, que contou com a participação de representantes de 12 escolas. A solenidade de escolha aconteceu na manhã da última quarta-feira (31), no Auditório Senador Antônio Farias.
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os estudantes foram avaliados por uma comissão julgadora que teve como participantes as professoras Ilaíse Guerra, Livramento Paula e Iraildes Andrade, que atribuíram as notas aos candidatos após analisar os seguintes aspectos: entonação da voz, espontaneidade na leitura e pausas determinadas pela pontuação. Todos os estudantes participantes foram contemplados com kits de pintura e a vencedora da etapa municipal, Maria Laís, foi premiada com uma bicicleta. Estiveram presentes no evento a secretária de Educação de Casinhas, Verônica Geriz, a vice-prefeita Maria Pires, o vereador Marcelo Andrade, a vereadora Amor de Maria Pires, o diretor municipal de Ensino, Givanildo Melo, além de coordenadores, professores e pais de alunos.
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

ETAPAS DO CONCURSO /// Criado em 2011, o Projeto Aspa de Incentivo à Leitura envolve uma saudável disputa entre alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental para ver quem ler melhor, seguindo critérios específicos da comunicação oral. Até chegarem à final do Concurso Ler Bem os candidatos são submetidos a etapas classificatórias em suas respectivas escolas (numa primeira fase, para definir os melhores de cada escola) e em seus respectivos municípios (numa segunda fase, para definir o melhor de cada município), o que mobiliza professores, gestores escolares, pais dos alunos e secretarias municipais de Educação, em parceria com a Aspa.
 
Nessa etapa seletiva – realizada no primeiro semestre do ano – são definidos, portanto, os estudantes representantes de cada um dos municípios inscritos no concurso. Uma vez definido o estudante representante de cada município, a etapa seguinte compreende as semifinais, que acontecem no mês de agosto. Cada estudante semifinalista é premiado com um tablet pela Aspa. Se o estudante passar para a disputa final (que acontece em outubro), ele também é premiado com um notebook, recebido no dia da final do concurso.

Notícias Recentes