Saúde Mental: o comovente caso Estamira

A saudosa, Estamira

A saudosa, Estamira

E no dia nacional da Saúde Mental, impossível não citar Estamira – um dos maiores ícones da área –, morta em 2011, num hospital público do Rio de Janeiro, em decorrência de uma infecção generalizada. Estamira tinha o diagnóstico de esquizofrenia e passou a maior parte de sua vida no aterro de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.

A mineira foi, sem dúvida, a personificação perfeita do limite na relação “insanidade x equilíbrio”. Com frases de efeito e um pensamento único, cativava com seu jeito irreverente, mas com humor bastante ácido e um tanto quanto verdadeiro.

A sua figura foi tão grande que rendeu até documentário, em 2005, dirigido por Marcos Paulo, o qual conquistou diversas premiações. De todas as frases de Estamira, a que mais me chama a atenção é essa: “A culpa é do hipócrita, mentiroso, esperto ao contrário, entendeu? Que joga a pedra e esconde a mão”

Em 2006, Marcos Prado lançou o documentário Estamira. Aclamado tanto pela crítica quanto por profissionais de saúde mental, o filme trata da história de uma mulher idosa que sofre de distúrbios mentais e trabalha em um lixão do Rio de Janeiro. Confira o vídeo abaixo:

[youtube width=500 height=320] jSZv8jO9SAU[/youtube]

Notícias Recentes