O que significa para a Rússia que 27 países tenham expulsado seus diplomatas?

(fonte: G1)
 
Na mais séria crise diplomática entre Rússia e Ocidente desde a anexação da Crimeia, em 2014, um total de 27 países anunciaram a expulsão de mais de 140 diplomatas russos nos últimos dois dias.
 
A expulsão é uma retaliação ao ataque, com o gás nervoso novichok, de um ex-espião russo em solo britânico e sua filha – o Reino Unido alega que o envenenamento na cidade de Salisbury foi obra do governo russo, que nega ter participação no episódio.
 
Em solidariedade ao governo britânico, EUA, Canadá, Austrália, 23 países europeus e a Otan (aliança militar ocidental) também determinaram a saída de diplomatas russos de suas dependências.
 
O chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou que haverá uma reação oficial ao episódio e que “sobraram poucos países independentes no mundo moderno, na Europa moderna”. Ele fez crítica específica aos EUA:
 
“Quando um ou dois diplomatas estão sendo expulsos desse ou daquele país, enquanto sussurram desculpas em nosso ouvido, sabemos com certeza de que se trata de uma pressão colossal, de uma chantagem colossal, que infelizmente é a principal ferramenta de Washington atualmente na área internacional.”
 
E o que essa crise vai significar para a Rússia e suas relações internacionais?
 
Antes de mais nada, trata-se de uma significativa vitória diplomática para a primeira-ministra britânica Theresa May, em um momento de tensas negociações entre Reino Unido e União Europeia por conta do Brexit.
 
A estratégia britânica foi bem-sucedida até agora em acusar Moscou desde o início, mas evitar entraves bilaterais ao lançar o assunto aos fóruns internacionais disponíveis – União Europeia, Otan, ONU e a Organização para a Proibição de Armas Químicas.
 
Além disso, o episódio parece evidenciar um endurecimento da posição do governo americano no que diz respeito à Rússia – apesar de, na semana passada, Trump ter pessoalmente ligado para Putin para parabenizá-lo pela vitória na questionável eleição presidencial russa.

Notícias Recentes