Vaquejada 2014: Cabaceira? Bagaceira!

OPINIÃO /// Querem privatizar nossa alegria, o público não pode usufruir do que é público. O burburinho que corre na cidade nos últimos dias realmente é procedente, estão tentando extinguir a tão tradicional e espontânea “farra prévia” dos dias de Vaquejada. Primeiro diminuíram os horários em anos anteriores, tornando a grata gandaia uma matinê, com desligamento dos sons às 18h. E agora, em 2014, pretendem abolir da Cabaceira a maciça manifestação festiva do domingo.

A Prefeitura até tentou se prontificar, vai organizar o evento no sábado, 20 de setembro. Porém, a PM, o Ministério Público e, principalmente, os responsáveis pelo Parque J. Galdino se opuseram ao divertimento que começou despretensiosamente na Avenida Oscar Loureiro no início da década passada. Portanto, nada de reboques e afins na Cabaceira no dia 21 de setembro.

Bairro popularmente conhecido como “Cabaceira” | Foto: ilustração

Bairro popularmente conhecido como “Cabaceira” | Foto: ilustração

Claro que os fatores da logística que visa à segurança da população têm que ser levados em conta. A polícia não pode trabalhar sem o efetivo necessário, por exemplo. Entretanto, entre tantos possíveis problemas citados pelos que resolveram vetar a festa na Cabaceira, há certa “má vontade” por interesse exclusivo daqueles que terceirizaram e inflacionaram os preços no Parque J. Galdino.

Ou seja, o nosso diferencial em relação a todas as outras vaquejadas que existem por aí – que é o clima “carnavalesco e informal” nas ruas do bairro urbano mais charmoso de Surubim –, está sendo castrado por causa dos organizadores do evento maior. Que querem “forçar” todo mundo a consumir o que é caro – vide os valores absurdos de ingressos e bebidas no Parque. Um acinte! Uma perda sem precedentes, que tende a empobrecer cada vez mais o espetáculo (em que nós somos os palhaços).

Notícias Recentes